26 de maio dia nacional do combate ao Glaucoma

 
Dia 26 de maio é o DIA NACIONAL DO COMBATE AO GLAUCOMA . A data é excelente oportunidade para falar sobre a doença, relembrar suas características e enfatizar a prevenção. O Glaucoma é uma doença ocular que provoca lesão no nervo óptico, podendo gerar perda de campo visual e levar à cegueira. O glaucoma é uma das maiores causas de cegueira do mundo, a doença não tem cura, mas pode ser tratada, por isso o diagnóstico precoce é essencial.
O tipo mais comum de Glaucoma (cerca de 80% dos casos) é o Glaucoma crônico simples ou glaucoma de ângulo aberto. Ele é causado por uma obstrução do escoamento de um líquido, chamado humor aquoso. O acúmulo desse líquido, no olho, gera aumento da pressão ocular. O Glaucoma crônico atinge pessoas acima de 35 anos e pode ser assintomático, assim, percebe-se a doença quando a visão se torna ‘tubular”, ou seja, quando já há perda visual.
 

26 de maio dia nacional de combate ao Glaucoma
Outros tipos de Glaucoma são o Glaucoma Congênito e o Glaucoma Secundário. No Glaucoma Congênito, os recém-nascidos apresentam globos oculares aumentados e córneas embaçadas. O tratamento é cirúrgico. O Glaucoma secundário tem várias causas, ele pode ocorrer após cirurgia ocular, catarata avançada, uveítes, diabetes, traumas ou uso de corticoides.
O tratamento para o Glaucoma, na maioria das vezes, é simples e envolve o uso de colírios. A melhor forma para evitar a perda visual causada pela doença é consultar periodicamente o oftalmologista, obter um diagnóstico precoce, e realizar o tratamento adequado.
Fonte: Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Skip to content