Dia Mundial da Diabetes: “A Família e o Diabetes”

Imagem de uma família grande sorrindo. Há seis pessoas na imagem, sendo duas crianças e quatro adultos. Há o círculo azul, que se refere à Campanha do Dia Mundial da Diabetes e está escrito: Dia mundial do Diabetes, 14 de novembro. Há a logo da Retina Brasil

Hoje, 14 de novembro. é o Dia Mundial do Diabetes. A data existe desde 1999 e foi criada pela International Diabetes Federation (IDF), com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo deste dia é mobilizar toda a sociedade sobre o Diabetes, sua prevenção e seu tratamento. Para o ano de 2018 e 2019 a IDF elegeu como tema para a Campanha “A Família e o Diabetes”.

O Diabetes diz respeito a toda a família. Por isso, a Campanha pretende conscientizar sobre o impacto da doença na família e na rede de apoio da pessoas afetadas. Pretende-se promover o papel que a família exerce na gestão, no cuidado, na prevenção e na educação do Diabetes.
 
Imagem de uma família grande sorrindo. Há seis pessoas na imagem, sendo duas crianças e quatro adultos. Há o círculo azul, que se refere à Campanha do Dia Mundial da Diabetes e está escrito: Dia mundial do Diabetes, 14 de novembro. Há a logo da Retina Brasil
#pracegover Imagem de uma família grande sorrindo. Há seis pessoas na imagem, sendo duas crianças e quatro adultos. Há o círculo azul, que se refere à Campanha do Dia Mundial da Diabetes e está escrito: Dia mundial do Diabetes, 14 de novembro. Há a logo da Retina Brasil
 
O Diabetes afeta, aproximadamente, 425 milhões de pessoas em todos o mundo, sendo que metade dessas pessoas estão sem diagnóstico. O Diabetes tipo 2 é o que mais cresce e ele pode ser evitado com hábitos saudáveis de vida, como alimentação equilibrada e atividade física. Muitas pessoas não têm acesso ao tratamento para o Diabetes e a educação sobre o tema ainda é precária. Por isso, é tão importante informar e criar um ambiente favorável à prevenção da doença.
O Diabetes tem complicações diversas e muitas irreversíveis. Entre elas está a Retinopatia Diabética, doença que afeta a retina do paciente, podendo levar à perda visual e até à cegueira. A Retinopatia Diabética pode ser evitada com o controle do Diabetes e, quando diagnosticada precocemente, pode ser tratada, evitando-se a perda de visão. Portanto, todas as pessoas devem consultar-se com um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano, mesmo sem apresentar sintomas. Prevenir a perda visual, na maioria dos casos, é possível.
O contexto do Diabetes é grave. A doença está crescendo e é preciso agir. Por isso é importante destacar o papel da família no combate a doença. A família pode atuar positivamente para prevenir o Diabetes e suas complicações, ao mesmo tempo em que oferece apoio fraterno aos afetados. Com uma alimentação equilibrada, atividades físicas regulares, exames preventivos e um ambiente familiar acolhedor é possível vencer a doença. Conscientize-se sobre o Diabetes, Cuide-se, Divulgue!
 
#retina #retinabrasil #Diabetes  #worlddiabetesday#diamundialdodiabetes
Referências:
http://www.anad.org.br/dia-mundial-do-diabetes-2018-2019/
http://adj.org.br/…/en…/14-de-novembro-dia-mundial-diabetes/
https://www.idf.org/…/5…/455-world-diabetes-day-2018-19.html
https://www.worlddiabetesday.org/
http://adj.org.br/…/dia-mundial-do-diabetes-2018-programac…/
Skip to content