DIA MUNDIAL DA RETINA

Em comemoração ao Dia Internacional da Retina, a RETINA BRASIL se une a organizações de todo o mundo, com objetivo de ajudar a conscientizar sobre as Doenças Degenerativas da Retina, seus fatores de risco e prevenção, tais como:

– Degeneração Macular Relacionada à Idade ( DMRI)
– Retinose Pigmentar, Doença de Stargardt, Síndrome de Usher, entre outras.
DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE (DMRI ) é uma doença crônica e progressiva. Ela é a principal causa da perda de visão em pessoas acima dos 60 anos. Foi  considerada pela Organização Mundial da Saúde a maior causa da perda da visão na população ativa e é vista como uma ameaça significativa para a saúde das pessoas.
As pessoas com DMRI desenvolvem uma diminuição da visão central, que é geralmente usada quando se olha para frente e em tarefas diárias comuns, como leitura e dirigir. Em alguns casos, a doença progride vagarosamente e as pessoas notam pouca mudança na visão; em outros casos, ela progride rapidamente e pode levar à perda da visão dos dois olhos.
Atualmente, aproximadamente 30 milhões de pessoas no mundo têm DMRI. Este dado representa o dobro das pessoas acometidas de Alzheimer.  No Brasil, estima-se que 3 milhões de pessoas tenham alguma forma dessa doença.
 
FATORES DE RISCO
São considerados fatores relevantes: idade, predisposição genética, fatores ambientais e de alimentação. O maior fator de risco é a idade: ele começa aproximadamente por volta dos 50 anos. Estudos mostram que depois dos 75 anos, a DMRI afeta mais ou menos 40% dos idosos. O tabaco também é um risco significante para a doença.
SINTOMAS
Há duas formas de DMRI: a seca e a exsudativa.
Um dos sintomas mais comuns da DMRI seca é a visão embaçada. Os primeiros sinais são pequenos depósitos amarelados embaixo da retina, não visíveis a olho nu, que podem ser fragmentos de tecidos deteriorados. Geralmente a DMRI seca precede a exsudativa, mas isso não acontece com todos os pacientes.  Ainda não se sabe se, ou quando, ela progredirá para a exsudativa. Um sintoma comum inicial da DMRI exsudativa é a visão turva de linhas retas. Pontos cegos pequenos também podem ser desenvolvidos quando o paciente está no processo da perda da visão central. Já que a DMRI exsudativa pode causar perda de visão grave e repentina – muitas vezes, em semanas ou meses depois dos sintomas iniciais. O diagnóstico e tratamento precoces são essenciais para preservação da visão.
IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA
A DMRI reduz a qualidade de vida dos pacientes, causando dificuldades em suas atividades diárias e algumas vezes sendo a causa de isolamento social. Pacientes com DMRI têm um nível de depressão mais alto que o normal; têm duas vezes mais o risco de morte prematura; têm um risco maior de quedas e fraturas no quadril e, consequentemente, entrada prematura em atendimentos clínicos ambulatoriais.
PREVENÇÃO
Por enquanto, não há terapia com drogas aprovada para a DMRI seca. Estudos mostram que uma dose específica de antioxidantes e zinco reduz significantemente o risco de DMRI avançada e perda de visão associada em alguns pacientes. Um estudo mais novo chamado AREDS2 está avaliando o papel adicional dos nutrientes lutein/zeaxantin, ômega-3 e ácidos graxos (óleo de peixe), para prevenir a progressão da DMRI. Cientistas da NEI (National Eye Institute) recomendam uma dieta saudável com vegetais de folhas verdes e peixe.
TERAPIAS
Para a DMRI exsudativa, se diagnosticada a tempo, há tratamentos disponíveis que podem evitar a perda visual.  O tratamento mais popular e eficaz é: terapia anti-VEGF.   Este tratamento é baseado no uso de drogas que bloqueiam o VEGF – a molécula que promove o crescimento de vasos sanguíneos anormais e problemáticos na DMRI exsudativa.
Outros tratamentos, como cirurgia a laser e terapia fotodinâmica são usados algumas vezes.
AS DEMAIS DOENÇAS DA RETINA
As doenças hereditárias da retina,  como a Retinose Pigmentar, a Doença de Stargardt e a Síndrome de Usher, afetam adultos e crianças em todo mundo, causando, ao longo do tempo, perda irreversível da visão.  Elas ainda não têm cura.
Os sintomas dessas doenças variam muito, dependendo das células fotorreceptoras da retina que são acometidas.
Algumas doenças, como a  Retinose Pigmentar, causam dificuldades em ambientes escuros e à noite (cegueira noturna), intolerância à luz forte (fotofobia) e diminuição no campo de visão, principalmente lateral.
Já na Doença de Stargardt ocorre uma perda progressiva da visão central, causando uma dificuldade de leitura e percepção de detalhes.
Essas doenças podem aparecer de forma combinada com outras anomalias, em outros órgãos. Nesses casos, são chamadas de síndromes, como a de Usher, que além da perda visão, envolve também a perda auditiva.
 
O que é a RETINA BRASIL?
É uma associação de pacientes com doenças degenerativas da retina,  de caráter hereditário,  como a Retinose Pigmentar, a Síndrome de Usher, a Doença de Stagardt, a Degeneração Macular Relacionada à Idade,  a  Amaurose Congênita de Leber, a Bardel Biedt entre outras.
Nosso principal objetivo é dar apoio e informação aos pacientes e familiares com essas doenças.
IMPORTANTE: Se você tem ou conhece alguma pessoa que é afetada por uma dessas doenças da retina, entre em contato com a RETINA BRASIL :
e-mail –  contato@retinabrasil.org.br
Fone (11) 5549-2239
Mais informações, acesse: www.retinabrasil.org.br

 
 
 
 
Apoio:

 
 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Skip to content