DIA MUNDIAL DA VISÃO

DIA MUNDIAL DA VISÃO 11 de outubro de 2018. Imagem com duas crianças de óculos sorrindo. Uma delas é uma menina branca de cabelos loiros e a outra criança é um menino negro de cabelo bem curto.
DIA MUNDIAL DA VISÃO 11 de outubro de 2018. Imagem com duas crianças de óculos sorrindo. Uma delas é uma menina branca de cabelos loiros e a outra criança é um menino negro de cabelo bem curto.
DIA MUNDIAL DA VISÃO 11 de outubro de 2018. Imagem com duas crianças de óculos sorrindo. Uma delas é uma menina branca de cabelos loiros e a outra criança é um menino negro de cabelo bem curto. No canto inferior esquerdo está a logo da Retina Brasil.
 
O Dia Mundial da Visão é comemorado na segunda quinta-feira do mês de Outubro. É um evento global destinado à conscientização sobre a cegueira e a deficiência visual. A data foi instituída pela Fundação SightFirst de Lions Club International Foundation em 2000.
Este ano, a Retina Brasil, em concordância com a Agência Internacional para Prevenção da Cegueira (em inglês: The International Agency for the Prevention of Blindness –  IAPB), quer destacar a importância dos cuidados com a visão. Todas as pessoas, bebês, crianças, jovens, adultos e idosos devem cuidar da saúde ocular e, assim, prevenir a perda visual, que muitas vezes é irreversível.
Segundo a IAPB, 1,2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a óculos de grau e 75% dos casos de cegueira podem ser evitados com diagnósticos e tratamento precoces. É possível evitar a perda de visão em muitos casos. Para isso é fundamental ir ao oftalmologista uma vez ao ano, mesmo sem apresentar sintomas, pois há doenças silenciosas que só o oftalmologista pode detectar.  A consulta ao oftalmologista deve ser feita desde a infância e o ideal é consultar-se com o especialista antes de apresentar queixas visuais. A visita precoce ao médico pode corrigir problemas simples de refração, como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. A ida ao médico pode também prevenir problemas de visão mais graves que levam a uma perda visual irreversível, causando até mesmo a cegueira.
Nos casos de refração, com a adequada correção óptica, evita-se desgastes, principalmente das crianças em fase escolar. Já no caso das doenças da visão mais graves, como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), a retinopatia diabética e o glaucoma o diagnóstico precoce oferece melhor perspectiva de tratamento.
No Brasil, as principais causas da cegueira são: a catarata, a retinopatia diabética, o glaucoma e a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Essas doenças seriam evitadas com a prevenção.  
A principal causa de cegueira evitável ou curável no Brasil e na América Latina, em geral, é a catarata (opacificação do cristalino, a lente natural do olho). Ela afeta principalmente a população com mais de 60 anos, e é curável cirurgicamente..
No diabético, tanto do tipo I quanto do tipo II, a cegueira por retinopatia diabética pode ser evitada com o tratamento precoce com laser, antiangiogênicos e cirurgias, sem se esquecer da importância do controle clínico-metabólico. A retinopatia diabética é uma das mais frequentes complicações do diabetes. Se você tem diabetes procure um oftalmologista anualmente.
A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é a principal causa da cegueira em pessoas com mais de 65 anos. E isso só acontece, porque a maioria dos pacientes apenas consegue diagnosticar a doença em estágio avançado. Para prevenir a DMRI consulte um oftalmologista anualmente a partir dos 50 anos de idade.
 
 
Doenças da visão, que possuem tratamento, quando precocemente diagnosticadas::

  • Ambliopia: também conhecida como “olho preguiçoso”, afeta geralmente crianças e é uma diminuição da visão em razão de um desenvolvimento visual anormal.
  • Astigmatismo: é um problema comum na formação da córnea, pode ser corrigido com óculos na maioria dos casos
  • Blefarite: é uma inflamação das pálpebras, não usar lentes de contato sujas e ajuda a evitar.
  • Catarata: a doença desenvolve-se ao longo de muitos anos e gera embaçamento da visão. Na catarata o cristalino do olho torna-se opaco. O tratamento é cirúrgico.
  • Ceratocone: é uma alteração na córnea que pode provocar a diminuição ou perda da visão. Os pacientes devem consultar-se com o médico para saber qual o tratamento mais adequado.
  • Conjuntivite: é uma inflamação da conjuntiva, uma membrana que recobre as pálpebras e os olhos.
  • Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI): é uma doença degenerativa da retina que provoca uma perda progressiva da visão central. Ela afeta a mácula, região central da retina, que é responsável pela visão central, usada na leitura, na identificação de detalhes e cores. É a causa mais comum de perda de visão em pessoas acima de 55 anos. Estima-se que 3 milhões de pessoas no Brasil  tenham  DMRI.
  • Estrabismo: Distúrbio em que os olhos não olham exatamente na mesma direção ao mesmo tempo. Pacientes devem consultar o médico para saber o tratamento adequado.
  • Glaucoma: doença silenciosa, não causa dor nem incômodo. É um aumento da pressão interna do olho que pode levar a perda visual irreversível.
  • Hipermetropia: é quando os olhos apresentam medidas menores que as usuais. A pessoa terá dificuldade para enxergar de perto e o uso de óculos é  geralmente indicado.
  • Miopia: geralmente acontece quando os olhos são mais alongados que o normal, a pessoa tem dificuldades para ver de longe e o uso de óculos é indicado.
  • Presbiopia ou vista cansada: aparece a partir dos 40.É a perda de elasticidade do  o cristalino, que é o que permite aos olhos ajustar o foco da visão. O uso de óculos é indicado.
  • Pterígio: é o espessamento da conjuntiva, de forma triangular, que se estende do ângulo interno do olho na direção da córnea. Apesar de ser um problema benigno e não infeccioso, se ele cobrir a pupila pode causar cegueira.. Recomenda-se o uso de óculos escuros e o tratamento é cirúrgico.
  • Retinopatia diabética: é uma doenças decorrente da Diabetes que causa lesões na mácula, o centro da retina. Controlar o Diabetes é uma medida para evitar a doença e o tratamento tem bons resultados quando iniciado precocemente. O diagnóstico precoce e acompanhamento médico são essenciais.
  • Síndrome do olho seco: é uma disfunção lacrimal que provoca incômodo. O tratamento costuma ser feito com colírios especiais e o acompanhamento médico é fundamental.
  • Terçol: é uma doença comum, causada pelo entupimento das glândulas ao redor das pálpebras.
  • Uveíte: é a inflamação da úvea, parte média do olho onde está a íris.

As distrofias hereditárias da retina, em sua maioria, não possuem cura nem tratamento. São doenças raras e os afetados precisam aprender a conviver com a Baixa Visão ou com a cegueira. Para essas doenças é importante o incentivo a pesquisas médicas, a reabilitação de pacientes e a conquista de direitos. Além disso, é essencial consultar-se com profissionais especializados, receber o diagnóstico e realizar o teste genético, pois grande parte das doenças da retina tem causa genética.
 
Cuidados com os olhos:
 

  • Usar sempre óculos escuros com proteção UV, mesmo em dia nublados
  • Não usar colírios sem prescrição médica
  • Não coçar os olhos;
  • Fazer pausas para descansar os olhos, após longo período em frente ao computador, ao celular, ou à televisão;
  • Piscar devagar sempre que possível;
  • Olhar para o horizonte para repousar os olhos;
  • Lavar sempre as mãos;
  • Não fumar;
  • Evitar bebidas alcoólicas,
  • Fazer atividades físicas com regularidade;
  • Ter uma alimentação equilibrada;
  • Dormir bem;
  • Evitar stress.

 
Conhecer as doenças dos olhos e saber como cuidar-se é o primeiro passo para uma boa saúde ocular. No entanto, no contexto do sistema público de saúde brasileiro, o SUS, os desafios de acesso a consultas e tratamentos são absurdos. A começar pelo tempo de espera para uma consulta com o oftalmologista, que pode chegar a até mais de um ano em algumas regiões do país, segundo dados obtidos pela Lei de Acesso à Informação e divulgados no Portal G1 em março de 2018. Essa espera pode significar a perda de visão de muitas pessoas e precisa ser combatida. Outra informação alarmante, divulgada pelo mesmo portal, também, mediante a Lei de Acesso à Informação, é o número de pacientes que aguardam por uma cirurgia de Catarata, que chega a mais de 110.000 pessoas. Além da falta de profissionais e da demora por cirurgias, os medicamentos para tratar doenças, como Degeneração Macular Relacionada à Idade e Retinopatia Diabética, não são disponibilizados gratuitamente pelo SUS. Sem a medicação e o tratamento as pessoas afetadas por essas doenças podem perder a visão de maneira irreversível.
Na esfera das distrofias hereditárias da retina, que não possuem tratamento, há carência de profissionais especializados, como médicos geneticistas e retinólogos, e de serviços de reabilitação. Também não é disponibilizado gratuitamente pelo SUS o exame de sequenciamento genético, tão importante para a obtenção de diagnósticos precisos.A saúde ocular é essencial para manter uma vida ativa e precisa ser tratada com mais carinho pelo poder público. A sociedade deve conscientizar-se sobre o tema e a realidade para reivindicar o seu direito constitucional de acesso à saúde.
O DIA MUNDIAL VISÃO, portanto, é um dia excelente para falar sobre o assunto, aprender e atuar para melhorar o contexto atual. É possível cuidar da própria saúde e é essencial ir ao oftalmologista periodicamente. A saúde dos olhos não pode ser discutida em apenas um dia do ano, ela é vital e precisa fazer parte do cotidiano. Portanto, divulgue essas informações e conscientize todas as pessoas próximas a você sobre a importância do cuidado com a visão, consulte um especialista e faça exames regularmente.  Previna-se!
 
 
Referências:
https://g1.globo.com/bemestar/noticia/mais-de-900-mil-pessoas-esperam-por-cirurgia-nao-urgente-no-sus-diz-cfm.ghtml
https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/pacientes-esperam-em-media-um-ano-por-consulta-de-especialidades-mais-procuradas-em-campinas.ghtml
http://www.ufjf.br/nates/files/2009/12/Socular.pdf
http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/44575/9788564047020_por.pdf;jsessionid=5E3155F97D7E67515EE2CDF2C7392D4B?sequence=4
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/pwdtcomemorativas/default.php?reg=28&p_secao=15
http://jornaldiadia.com.br/2016/?p=455437
http://pontalemfoco.com.br/saude/saude-ocular-voce-cuida-da-sua/
https://www.ativosaude.com/saude-dos-olhos/doencas-dos-olhos-comuns/

World Sight Day

Skip to content