Your browser does not support JavaScript!

DOENÇAS DA RETINA LIGADAS AO DIABETES

O Diabetes é uma doença grave. Quando não controlada pode provocar consequências para o organismo, incluindo o aparecimento de complicações no olho. A retina é a camada interna do olho que mais sofre com o diabetes. A Retinopatia Diabética e o Edema Macular Diabético são duas dessas complicações e estão entre as principais consequências do Diabetes.

 

#PraCegoVer imagem de uma pessoa medindo a glicemia. A imagem mostra apenas a mão da pessoa espetando o dedo indicador. Está escrito: "Doenças da retina ligadas ao Diabetes" há a logo da Retina Brasil e "28 de setembro de 2019 Dia Mundial da Retina".

#PraCegoVer imagem de uma pessoa medindo a glicemia. A imagem mostra apenas a mão da pessoa espetando o dedo indicador. Está escrito: "Doenças da retina ligadas ao Diabetes" há a logo da Retina Brasil e "28 de setembro de 2019 Dia Mundial da Retina".

 

RETINOPATIA DIABÉTICA

A Retinopatia Diabética (RD) é uma doença que afeta os vasos sanguíneos da retina. Provoca perda de visão e pode levar a cegueira. O açúcar em excesso danifica as células da parede dos vasos sanguíneos da retina. A parede dos vasos lesada causa edema (inchaço), e hemorragias.
A Retinopatia Diabética pode acometer crianças, jovens e adultos, tanto com diabetes tipo 1, quanto tipo 2, e é a maior causa de cegueira em adultos.
Os principais sintomas são a dificuldade para realizar atividades como ler e dirigir, a presença de manchas e de distorções na visão.
Entretanto, a doença pode ser silenciosa. A consulta de rotina ao oftalmologista e o controle clínico do diabetes são as melhores formas de prevenção.
A doença pode ser tratada. E o médico oftalmologista, especialista em retina, é o profissional adequado para indicar a melhor forma de tratamento.

EDEMA MACULAR DIABÉTICO

No Edema Macular Diabético acontece quando há excesso de líquidos e proteínas na região central da retina, a mácula. A mácula fica inchada e a visão distorcida. Assim, como a Retinopatia Diabética, o Edema Macular Diabético pode ser uma doença silenciosa, não tendo sintomas nas fases iniciais. Porém, com o avanço da doença a visão pode ficar borrada e distorcida. Pode ocorrer dificuldade para a identificação de cores.
A Diabetes e à Hipertensão são as principais causas do Edema Macular Diabético. Para prevenir é importante controlar o Diabetes, manter hábitos saudáveis e consultar-se periodicamente com um médico oftalmologista.
O tratamento permite reverter a doença e recuperar a visão. Quanto mais precoce for o diagnóstico maiores são as chances de um tratamento bem sucedido. O médico oftalmologista especialista em retina é o profissional adequado para diagnosticar e indicar o melhor tratamento.

O CONTROLE DO DIABETES, A CONSULTA DE ROTINA
AO OFTALMOLOGISTA E O DIAGNÓSTICO PRECOCE SÃO FUNDAMENTAIS PARA A PREVENÇÃO DESTAS COMPLICAÇÕES OCULARES DO DIABETES.

LEMBRE-SE O MÉDICO OFTALMOLOGISTA ESPECIALISTA EM RETINA É O PROFISSIONAL ADEQUADO PARA DIAGNOSTICAR, TRATAR E ACOMPANHAR A PESSOA COM DIABETES.

 

Written by

A Retina Brasil é uma associação que apoia pacientes na busca de informação e tratamento para as doenças degenerativas da retina. Entidade filiada à Retina Internacional e à AMD Alliance.

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Mensagem