DOENÇAS DA RETINA ligadas ao DIABETES

O Diabetes é uma doença grave e quando não controlado pode provocar complicações para o organismo, incluindo o aparecimento de DOENÇAS DA RETINA ligadas ao DIABETES.

A Retinopatia Diabética e o Edema Macular Diabético (EMD) são as principais consequências do Diabetes.

Entenda melhor sobre essas doenças, sintomas, prevençaõ e tratamento:

Leia as últimas notícias relacionadas às Doenças da retina ligadas ao Diabetes, Retinopatia Diabética e ao Edema Macular Diabético (EMD):

Notícias

RETINOPATIA DA PREMATURIDADE (ROP)

Conheça uma das principais causas de cegueira evitável na infância A retinopatia da prematuridade (ROP) é uma doença que pode levar à cegueira causada pelo

Leia mais +
imagem de uma mulher fazendo exame oftalmológico. Está escrito: "Diabetes e a visão" #diabetes e há a logo da Retina Brasil
Doenças da visão ligadas ao Diabetes

Diabetes e a visão

O Diabetes é uma doença grave e quando não controlado pode provocar complicações para o organismo, incluindo o aparecimento de doenças na retina. A Retinopatia

Leia mais +
imagem de tocos de madeira com letras, formando as palavras fake / fact news. Está escrito: "Os mitos do Diabetes" #diabetes e há a logo da Retina Brasil
Doenças da visão ligadas ao Diabetes

Os mitos do Diabetes

Existem muitos mitos, ou mentiras, relacionados ao Diabetes Tipo 1 e Tipo 2. Esses mitos são fatos não verdadeiros sobre a doença que geram desinformação

Leia mais +
foto de uma mulher sentada alongando uma das pernas. Está escrito: “Atividade física e Diabetes” #diabetes e há a logo da Retina Brasil.
Doenças da visão ligadas ao Diabetes

Atividade física e Diabetes

A prática de atividade física é fundamental para a promoção da saúde. Cuidar de si significa dar mais atenção a você mesmo, procurando realizar as

Leia mais +
imagem de uma pessoa medindo a glicemia. Está escrito: "Dicas para controlar o Diabetes" #diabetes e há a logo da Retina Brasil
Doenças da visão ligadas ao Diabetes

Dicas para controlar o Diabetes

As melhores atitudes para controlar o diabetes são: seguir uma alimentação balanceada, medir a glicemia adequadamente, ter acesso à medicação, fazer atividade física regular, educar-se

Leia mais +

A Retinopatia Diabética é uma doença que afeta os pequenos vasos da retina, região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro.

A Retinopatia Diabética (RD) é uma frequente complicação do Diabetes. Causa perda visual gradativa e pode progredir para a cegueira.

Aos poucos o açúcar em excesso danifica os vasos, favorecendo o aparecimento de edemas (acúmulo anormal de líquidos), e podendo provocar hemorragias. 

A Retinopatia Diabética é a maior causa de cegueira em adultos, é uma doença que não está ligada a idade, podendo afetar jovens, adultos e idosos. Estima-se que 90% das pessoas com Diabetes tipo 1 e 60% das pessoas com Diabetes tipo 2 possam desenvolver  a Retinopatia Diabética.

Quanto maior o tempo de evolução do diabetes mellitus (DM), maior o risco de desenvolvimento da doença, sendo encontrada em mais de 90% dos pacientes com DM tipo 1 e em 60% daqueles com DM tipo 2, após 20 anos convivendo com a doença.

Quando os vasos comprometidos pela Retinopatia Diabética se rompem, o sangue e outros líquidos podem extravasar para os tecidos ao redor da retina e atingir a mácula (região central da retina), dando origem ao Edema Macular Diabético (EMD).

O resultado disso é a perda da nitidez da visão, que pode até progredir para a cegueira.

Estima-se que

0 %
das pessoas com Diabetes tipo 1
0 %
das pessoas com Diabetes tipo 2

possam desenvolver  a Retinopatia Diabética.

Ter Diabetes já é um fator de risco para a visão. Quanto maior o tempo da doença maior o risco de ter o comprometimento da retina, Se a glicemia não estiver sob controle, as chances de desenvolver a doença aumentam.

Os sintomas da Retinopatia Diabética podem variar de acordo com o estágio da doença, mas os mais frequentes são visão borrada, percepção de pequenas “moscas” voando, flashes sendo disparados e até perda repentina da visão. 

Os principais sintomas são a dificuldade para realizar atividades como ler e dirigir, a presença de manchas e de distorções na visão e, pode ocorrer também, maior sensibilidade a luz. 

No caso do Edema Macular Diabético, alguns sintomas comuns são: baixa visual, distorção de imagens, fotofobia (sensibilidade a luz), mudança na visualização das cores e alterações no campo visual (manchas ou escotomas).

O Edema Macular Diabético acontece quando há acúmulo prolongado de açúcar nos vasos sanguíneos, levando ao excesso de líquidos e proteínas na região central da retina, a Mácula. A retina fica inchada e a visão distorcida. Assim, como a Retinopatia Diabética, o Edema Macular Diabético é uma doença silenciosa, não tendo sintomas nos momentos iniciais. Porém, com o avanço da doença a visão fica borrada e distorcida, podendo haver dificuldade para a identificação de cores e de detalhes.

As causas do Edema Macular Diabético estão associadas principalmente ao Diabetes e à Hipertensão. Para prevenir  a doença é importante controlar o Diabetes, manter hábitos de vida saudável e consultar-se periodicamente com um médico oftalmologista especialista em retina. O tratamento permite reverter a doença e prevê a recuperação da visão. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de um tratamento bem sucedido e o médico oftalmologista especialista em retina é o profissional adequado para diagnosticar e indicar o melhor tratamento.

O aumenta as chances de um tratamento bem sucedido

Como o avanço da Retinopatia Diabética é gradual, os prejuízos às atividades da vida diária aumentam com o passar do tempo, podendo até gerar dependência total do paciente e a necessidade de abandonar certas atividades. Inclusive o trabalho. Há a perda da capacidade de leitura, dirigir automóveis e realizar as atividades diárias.

Com Reabilitação e recursos de Tecnologia Assistiva é possível viver bem com a Baixa Visão e melhorar a Qualidade de Vida. 

A doença pode ser silenciosa e a consulta de rotina ao oftalmologista especialista em retina, somado ao controle do Diabetes são as melhores formas de prevenção. 

No diabetes de tipo 1 o primeiro exame oftalmológico anual deve ser feito após cinco anos de tratamento

No diabetes tipo 2 o exame oftalmológico feito por especialista, deve acontecer logo após o paciente receber o diagnóstico deve ser repetido com frequência.

A consulta oftalmológica anual deve ser incentivada.

Adotar hábitos saudáveis como a prática de exercícios e manter boa alimentação também é importante para melhorar os níveis glicêmicos, diminuindo os fatores de risco do diabetes.

O tabagismo é fator de agravo e deve ser descontinuado.

O diagnóstico precoce da Retinopatia Diabética é muito importante. Uma vez que ela seja identificada em fase inicial pode ser tratada com sucesso. Por isso, se você tem Diabetes, sempre consulte seu oftalmologista.

A doença pode ser

A ao oftalmologista especialista em retina

somado ao são as melhores

formas de

O tratamento da Retinopatia Diabética depende da fase da doença e tem como objetivo retardar ou frear sua progressão.

Nos estágios iniciais, o acompanhamento periódico com o oftalmologista pode ser o único tratamento, a menos que haja um agravamento, como por ex. o Edema Macular Diabético.

Durante o acompanhamento o oftalmologista prescreve a refração sempre prestando atenção ao fato de que a alteração glicêmica interfere no grau da prescrição óptica. 

A medida da pressão intraocular é importante durante a consulta para que se faça a prevenção de glaucoma. A neovascularização da retina em casos de retinopatia proliferativa pode causar obstrução na drenagem do humor aquoso e aumento da pressão intraocular. 

A catarata é mais frequente no paciente diabético e o tratamento cirúrgico pode ser necessário.

Nesses casos, o tratamento pode serrealizado com um ou mais dos seguintes métodos: 

  • fotocoagulação com laser de argônio, 
  • aplicações de medicamentos antiangiogênico (anti-VEGF) em injeções intravítreas, 
  • injeção de corticoesteróides ou implante intravítreo de polímerofarmacológico de liberação controlada e 
  • cirurgiavitreorretiniana nos casos mais graves com hemorragia vítrea ou descolamento de retina.

O controle de todos os parâmetros clínicos são importantes para o controle dos impactos na visão, incluindo obesidade, hipertensão arterial e alteração do colesterol.

Na fase avançada da Retinopatia Diabética ocorre a formação de neovasos. A parece destes novos vasos é frágil e podem ocorrer hemorragias vítreas, proliferação vitreorretiniana e descolamento tracional de retina. Se os neovasos entopem o trabeculado ocorre interferência no controle da pressão intraocular. Essa situação se chama glaucoma neovascular.

O CONTROLE DO DIABETES, A CONSULTA DE ROTINA AO OFTALMOLOGISTA E O DIAGNÓSTICO PRECOCE SÃO FUNDAMENTAIS PARA A PREVENÇÃO DESSAS DOENÇAS. 

LEMBRE-SE O MÉDICO OFTALMOLOGISTA ESPECIALISTA EM RETINA É O PROFISSIONAL ADEQUADO PARA DIAGNOSTICAR, TRATAR E ACOMPANHAR CADA PESSOA.

 * Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2017-2018) – https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/2017/diretrizes/diretrizes-sbd-2017-2018.pdf

Lembre-se o médico oftalmologista especialista em retina para diagnosticar, tratar e acompanhar cada pessoa.

Assista a vídeos sobre as Doenças da visão ligas ao Diabetes

Live: Doenças da visão ligadas ao Diabetes

Live: Diabetes e os cuidados com a visão

Dr. Magno Ferreira fala sobre Edema Macular Diabético

Leia as últimas notícias relacionadas ao Diabeetes, à Retinopatia Diabética e ao Edema Macular Diabético (EMD):

Notícias

RETINOPATIA DA PREMATURIDADE (ROP)

Conheça uma das principais causas de cegueira evitável na infância A retinopatia da prematuridade (ROP) é uma doença que pode levar à cegueira causada pelo

Leia mais +
imagem de uma mulher fazendo exame oftalmológico. Está escrito: "Diabetes e a visão" #diabetes e há a logo da Retina Brasil
Doenças da visão ligadas ao Diabetes

Diabetes e a visão

O Diabetes é uma doença grave e quando não controlado pode provocar complicações para o organismo, incluindo o aparecimento de doenças na retina. A Retinopatia

Leia mais +
imagem de tocos de madeira com letras, formando as palavras fake / fact news. Está escrito: "Os mitos do Diabetes" #diabetes e há a logo da Retina Brasil
Doenças da visão ligadas ao Diabetes

Os mitos do Diabetes

Existem muitos mitos, ou mentiras, relacionados ao Diabetes Tipo 1 e Tipo 2. Esses mitos são fatos não verdadeiros sobre a doença que geram desinformação

Leia mais +
foto de uma mulher sentada alongando uma das pernas. Está escrito: “Atividade física e Diabetes” #diabetes e há a logo da Retina Brasil.
Doenças da visão ligadas ao Diabetes

Atividade física e Diabetes

A prática de atividade física é fundamental para a promoção da saúde. Cuidar de si significa dar mais atenção a você mesmo, procurando realizar as

Leia mais +
imagem de uma pessoa medindo a glicemia. Está escrito: "Dicas para controlar o Diabetes" #diabetes e há a logo da Retina Brasil
Doenças da visão ligadas ao Diabetes

Dicas para controlar o Diabetes

As melhores atitudes para controlar o diabetes são: seguir uma alimentação balanceada, medir a glicemia adequadamente, ter acesso à medicação, fazer atividade física regular, educar-se

Leia mais +

Leia mais sobre:

Tecnologia Assistiva

Recursos de tecnologia assistiva, aplicativos, lupas, e outros recursos que ajudam as pessoas com deficiência visual, com Baixa Visão ou cegas.

Sobre Nós

Sore a Retina Brasil. Nossa Missão e Trabalho.

Skip to content