III Caminhada de Apoio ao Paciente de Doenças Raras

III Caminhada de Apoio ao Paciente de Doenças Raras

III Caminhada de Apoio ao Paciente de Doenças RarasA Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida realiza, no dia 26 de fevereiro (domingo), das 10h às 14h, no Parque Mario Covas, o Encontro “Somos Raros, Mas a União Faz a Força” e a III Caminhada de Apoio ao Paciente de Doenças Raras. Os eventos fazem parte da programação da Semana de Atividades de Atenção às Doenças Raras, que acontece em todo o mundo, durante a última semana do mês de fevereiro.
Por meio dessa programação, entidades e associações envolvidas com a questão buscam promover a conscientização da população, fornecendo informações e esclarecendo dúvidas a respeito de quais são essas doenças e suas especificidades. Também estão previstas palestras ministradas por profissionais médicos e pesquisadores em genética com espaço para perguntas ao final de cada explanação.
Na pauta dessas discussões, estão a preocupação de como propiciar o bem-estar de pacientes e suas famílias, apoiar pesquisas relacionadas, propor políticas públicas e a disseminação das informações sobre o tema junto à sociedade em geral.
No Brasil, um dos maiores problemas é a falta de um melhor diagnóstico, que identifique as síndromes, patologias e erros inatos do metabolismo humano, ocasionando enormes dificuldades pessoais às pessoas com doenças raras – assim consideradas aquelas que afetam uma em cada 2 mil pessoas – e, consequentemente, dificuldades sociais e familiares.
Entre 6.000 e 8.000 doenças no mundo são descritas como raras, e todas juntas correspondem a cerca de 7% da população de cada país ou região. A maioria dessas doenças (80%) tem origem genética.

Programação:

Encontro

  • 10h – Abertura – com presença de Marcos Belizário, secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo e a profª. Marta de Almeida Machado, pedagoga e pesquisadora em projetos de acessibilidade e inclusão com terapias assistidas com animais na modalidade equoterapia. Marta é pessoa com deficiência (ataxia espinocerebelar).
  • Palestras com pesquisadores
  • Dr. Acari Souza Bulle Oliveira – médico pesquisador e diretor do setor de investigação de Doenças Neuromusculares da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
  • Dr. Fernando Proença – médico pesquisador e Superintendente do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM) e ex-secretário municipal de Saúde de São Paulo, SP.
  • Dra. Juliana Sallum – médica oftalmologista, geneticista e pesquisadora da UNIFESP.
  • Dra. Cecília Micheletti – médica pediatra, geneticista e pesquisadora da UNIFESP, delegada brasileira da Fundação GEISER – Grupo de Enlace, Investigación y Soporte de Enfermidades Raras de Latinoamérica.
  • Prof. Dr. Rubens Belfort Jr. – médico oftalmologista e prof. da UNIFESP – Hospital São Paulo e presidente da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).
  • Após as palestras, os participantes e frequentadores do Parque Mário Covas poderão visitar os stands dos expositores e associações e movimentos sociais de doenças raras.

Caminhada

  • 14h – III Caminhada de Apoio ao Paciente de Doenças Raras – com saída do Parque Mario Covas, em direção ao Parque Trianon. No trajeto, será distribuído material impresso com informações sobre o tema.

Encontro “Somos Raros, Mas a União Faz a Força”
III Caminhada de Apoio ao Paciente de Doenças Raras
Local: Parque Mario Covas
Endereço: Avenida Paulista, 1853 – Jardim Paulista
Data: 26 de fevereiro (domingo)
Horário: 10 às 14 horas

Skip to content