O Diabetes e a Retina

#PraCegoVer imagem de um homem sendo examinado por um oftalmologista. Está escrito: “Retinopatia Diabética (RD) e Edema Macular Diabético (EMD)” Há o laço marrom da Campanha ABril Marrom, a logo da Retina Brasil e logo da @Bayer

O Diabetes é uma doença conhecida e grave. Ele acontece quando o açúcar não é processado corretamente, elevando os níveis de glicose no sangue e trazendo males diversos à saúde do paciente, inclusive à saúde dos olhos. Cerca de 40% das pessoas com Diabetes desenvolvem algum tipo de alteração oftalmológica, por isso, neste #abrilmarrom é importante falar sobre a Retinopatia Diabética e o Edema Macular Diabético, duas doenças que aparecem em decorrência do Diabetes e que podem levar à cegueira. Essas doenças são hoje as maiores responsáveis por causar a cegueira na população em idade ativa.

 

#PraCegoVer imagem de um homem sendo examinado por um oftalmologista. Está escrito: “Retinopatia Diabética (RD) e Edema Macular Diabético (EMD)” Há o laço marrom da Campanha ABril Marrom,  a logo da Retina Brasil e logo da @Bayer
#PraCegoVer imagem de um homem sendo examinado por um oftalmologista. Está escrito: “Retinopatia Diabética (RD) e Edema Macular Diabético (EMD)” Há o laço marrom da Campanha ABril Marrom, a logo da Retina Brasil e logo da @Bayer
 

Retinopatia Diabética (RD)

 

A Retinopatia Diabética acontece quando os vasos sanguíneos da retina, região do fundo do olho, são danificados pela grande quantidade de glicose no sangue. Ao longo do tempo, a glicose acumula-se dentro dos vasos sanguíneos, provocando elevação da pressão e consequente rompimento ou vazamento de líquidos. Esse processo é silencioso e o paciente só percebe a perda de visão quando a retina já está danificada. O paciente com retinopatia diabética pode ter visão turva, e manchas escuras na visão.

 

Edema Macular Diabético (EMD) ou Maculopatia Diabética

 

O Edema Macular Diabético é uma consequência da Retinopatia Diabética e aparece quando há acúmulo de líquido na mácula da retina. A mácula é a região central da retina responsável pela visão central, de leitura e de detalhes. Pacientes com Edema Macular Diabético terão dificuldade para ler, identificar rostos e realizar atividades diárias. Tanto a Retinopatia Diabética como o Edema Macular Diabético podem levar à cegueira.

 

Prevenção

 

A melhor forma de prevenir as duas doenças é controlar o Diabetes e consultar-se com o médico oftalmologista uma vez ao ano. Com a consulta preventiva é possível detectar e tratar a doença antes que ela provoque a perda da visão.

 

Tratamento

 

O tratamento para a Retinopatia Diabética e para o Edema Macular Diabético pode variar de acordo com o nível e a gravidade de cada paciente. Ele pode ser feito por medicamento, aplicado diretamente nos olhos, ou por cirurgia a laser. Atualmente, o tratamento mais comum é feito por medicamentos que impedem o crescimento dos vasos sanguíneos, conhecidos como anti-VEGF. O medicamento é aplicado mediante injeções intraoculares e a quantidade de aplicações varia caso a caso. O objetivo principal do tratamento é frear a doença, podendo haver recuperação da visão perdida. Quando mais cedo o paciente receber o diagnóstico e o tratamento, melhores serão os resultados.

 
 
Escrito por: Marina Leite Brandão

Skip to content