Your browser does not support JavaScript!

Quem Somos

A Retina Brasil é uma associação de pacientes que colabora na busca por informação e tratamento para as Doenças Degenerativas da Retina (DDRs). como  a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), Retinose Pigmentar, Doença de Stargardt, Síndrome de Usher, Amaurose Congênita de Leber e Síndrome de Bardt Biedt. Somos filiados a Retina Internacional (www.retinainternational.org).

Nossa associação foi fundada em 2002 e somos formados por cinco grupos regionais são eles Retina Rio, Retina SP, Retina Ceará, Retina Minas e Retina Campos (RJ).

Somos uma associação dedicada a promover a defesa dos direitos dos  pacientes com DDR e lutar pela conquista de novos direitos com relação às políticas públicas de saúde ocular, assistência social e inclusão no mercado e na sociedade. Procuramos manter o intercâmbio com a classe médica, universidades, pesquisadores e com a rede pública hospitalar, procurando ampliar o conhecimento e fortalecer as associadas quanto às atividades de parceria que possam estabelecer em suas localidades de atuação.

Fomentamos a pesquisa na área das Doenças Degenerativas da Retina, com ênfase na genética e nos testes clínicos, sempre em consonância com os princípios científicos e tecnológicos reconhecidos mundialmente, com o objetivo principal de compartilhar o conhecimento com as associações congêneres.

Entre nossas diversas atividades estão a realização de campanhas e eventos informativos; a disseminação de informação científica aos pacientes, à sociedade e ao governo; o incentivo aos pacientes a realizarem diagnóstico genético das doenças, além de incentivar a criação de um cadastro das doenças degenerativas da retina no Brasil e o fomento de centros de atendimento clínico e de pesquisa.

A Retina Brasil atua diante de quais doenças degenerativas da retina?

Nossa associação atua junto aos pacientes com Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), bem como com as doenças de caráter hereditário e progressivo como a Retinose Pigmentar, doença de Stargardt, síndrome de Usher, síndrome de Bardet Biedl, Amaurose Congênita de Leber e outras distrofias hereditárias da retina.

Como o paciente com uma doença degenerativa da retina pode se filiar à Retina Brasil?

Tanto o paciente, o familiar ou até mesmo o médico pode procurar o grupo regional mais próximo. Veja aqui onde encontrar os grupos regionais. Além disso, o paciente pode se cadastrar preenchendo o formulário ou entrar em contato com a nossa sede.

Junte-se a nós no combate às doenças degenerativas da retina!