Retina Brasil manifesta-se em favor da inclusão de medicamentos para Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) no SUS.

 
São Paulo, 17 de Dezembro de 2013.
 
À
ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária
 

A Associação de Pacientes – RETINA BRASIL – que atua na defesa das pessoas com doenças degenerativas da retina, dentre elas aquelas com DMRI – Degeneração Macular Relacionada à Idade, vem por meio desta solicitar à ANVISA informações a respeito do processo de incorporação do tratamento para a DMRI no Sistema Único de Saúde – SUS.

Desde 2012, a Retina Brasil vem acompanhando junto à CONITEC a Incorporação do tratamento para DMRI pelo SUS.  Manifestamo-nos nesta questão por ocasião da consulta pública em 27 de setembro de 2012.

Na mesma época, participamos de uma audiência na CONITEC, representada pela Drª Clarisse Petramale, à qual comparecemos acompanhada pelo Presidente da SBRV – Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo, Dr. Walter Takahashi. Nesta audiência, solicitamos à CONITEC um posicionamento sobre o processo de incorporação do tratamento para a DMRI, reiterando a urgência dessa providência, e demandando que o tratamento a ser incorporado garantisse a segurança do paciente, alertando para os riscos de aprovação de medicamento não reconhecido pela ANVISA.

Nesta audiência com a Dra. Clarisse Petramale, ela observou que a CONITEC já havia optado por um medicamento dentre outros já existentes no mercado, por questões de custos financeiros.  Informou-nos que os valores que foram apresentados se mostraram mais acessíveis ao Governo e possuíam evidências de eficácia e segurança no tratamento da DMRI. Segundo ela, o Ministério da Saúde se responsabilizaria pela segurança do fracionamento do medicamento, bem como pela farmacovigilância.

 Em 31.11.2012, em nova audiência com Drª Clarisse Petramale, voltamos a solicitar agilidade no processo de incorporação do tratamento no SUS. Ela nos informou que o processo estava correndo segundo os trâmites normais e nos deu uma previsão que, a partir de abril do corrente ano, o tratamento estaria disponível no SUS. Entretanto, até a presente data não temos o tratamento incorporado.

Face ao exposto, considerando que o tratamento para a DMRI não foi ainda incorporado ao SUS, e considerando também que outros medicamentos surgiram no mercado com preços competitivos, vimos solicitar a reconsideração da ANVISA na questão dos medicamentos a serem incorporados, sendo de suma relevância incluir também aqueles medicamentos com indicação aprovada mundialmente e nacionalmente pelas agências reguladoras para o tratamento d DMRI, cuja eficácia e segurança são garantidas por estudos e que hoje estão com preço de mercado competitivo, deixando ao médico do SUS a escolha do medicamento mais adequado para o paciente.

No início deste mês, a Retina Brasil participou ativamente de uma reunião em Bruxelas, Bélgica, organizada pela AMD ALLIANCE, onde representantes de associações de várias partes do mundo se reuniram para discutir e lutar pelos direitos das pessoas com DMRI. Nessa ocasião, as associações de pacientes da Europa se reuniram com o Parlamento Europeu para se manifestar e reivindicar ações dos governos da União Europeia que garantam a qualidade de vida dos pacientes com DMRI.

A Retina Brasil deve fazer a sua parte também no Brasil – onde tem atuação nacional – convocando, todos os envolvidos que representam a Voz dos Pacientes: Poder Público, Classe Médica,  Indústria Farmacêutica, Associações de pacientes congêneres, para lutar pela garantia dos direitos dos brasileiros acometidos com DMRI. A Retina Brasil luta para que todos os pacientes com problemas de retina tenham garantidos o acesso ao SUS para o diagnóstico, o tratamento adequado e seguro de suas retinopatias, bem como tenham a garantia de sua qualidade de vida.

Aguardamos um posicionamento por parte da ANVISA e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos e possíveis possibilidades de ampliar contatos para que possamos dar uma resposta aos nossos pacientes. Contamos com o seu apoio e colaboração.

Atenciosamente,

 
Maria Júlia da Silva Araújo
Presidente – Retina Brasil
mariajulia.araujo@retinabrasil.com.br
 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Skip to content