DIA MUNDIAL DA RETINA 2024

28 de setembro 2024

DIA MUNDIAL DA RETINA

No  dia mundial da retina, a Retina Brasil, uma Associação formada em 2002, para dar apoio e informação às pessoas com doenças da visão, quer chamar atenção das autoridades responsáveis pela saúde sobre as necessidades e desafios das  pessoas que não conseguem acessar a assistência oftalmológica no Sistema Único de Saúde – SUS. Além de buscar a conscientização sobre os problemas da retina e da visão, a Retina Brasil traz propostas para melhorias na saúde ocular dos brasileiros.

Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), estimam que cerca de 2,2 bilhões de pessoas em todo o mundo têm uma deficiência visual, e 1 bilhão têm um prejuízo visual que poderia ter sido evitado se a população tivesse acesso à saúde ocular de forma adequada com a prevenção, diagnóstico e tratamento precoce. A OMS convoca a  sociedade à mobilizar  para mudar esse quadro.

A Constituição Brasileira, em seu Artigo 6º,  assegura a saúde como um direito social, sendo este um de seus princípios fundamentais. Ela também estabelece em seu Artigo 196, que a saúde é dever do Estado   e direito de todos. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) em seu relatório de 2023, estima que haja cerca de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil.

Segundo o  Relatório Mundial Sobre Visão de 2019 da  OMS e o Relatório Condições de Saúde Ocular no Brasil 2023 do CBO, o mundo enfrenta desafios em termos de cuidados oftalmológicos, como desigualdades na cobertura e qualidade dos serviços de prevenção, tratamento, reabilitação especialmente para a população idosa,  cada vez mais numerosa. O  diagnostico aponta ainda para aa escassez de prestadores de serviços oftalmológicos treinados e para a pouca integração dos serviços relacionados a saúde da visão nos sistemas de saúde, problemática que enfrentamos no Brasil.

A saúde ocular no Brasil, a despeito dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) é negligenciada como política pública e nem faz parte do Plano Nacional de Saude atual. O acesso ao oftalmologista é demorado para o usuário do SUS, o que leva a termos um  grande número de crianças, jovens adultos e idosos com doenças oftalmológicas não cuidadas.

A Retina Brasil entende que os principais desafios na trajetória do paciente com problemas de visão no SUS são:

– Acesso limitado a serviços oftalmológicos; longas esperas para consultas e cirurgias; a dificuldade de ter diagnóstico e tratamento precoce;

– Necessidade de educação e conscientização, como campanhas educacionais.

– A falta de estrutura nos centros oftalmológicos, pois muitas unidades de saúde não possuem equipamentos necessários para realizar exames oftalmológicos básicos e avançados, limitando a capacidade de diagnóstico e tratamento adequados.

     A falta de atendimento oftalmológico adequado vai causar perdas visuais que vão impactar na qualidade de vida das pessoas; perda da autonomia nas atividades do dia a dia, causando maior dependência de familiares e cuidadores.

     A perda de visão pode comprometer também a saúde mental, levando à depressão, sentimentos como medo, frustração, tristeza, ansiedade; negação da doença, baixa estima.

     Considerando o exposto acima, nesse Dia Mundial da Retina, a Retina Brasil traz propostas de ações governamentais para as melhorias necessárias na saúde ocular, como:

  • Atualizar a legislação que trata da saúde ocular,
  • Atualizar e implementar uma Política Nacional de Saúde Ocular e incluí-la no Plano Nacional de Saúde de 2024 a 2027.
  • Expandir investimentos na formação e contratação de mais oftalmologistas e outros profissionais de saúde ocular, além de expandir a rede de clínicas e hospitais especializados em oftalmologia.
  • Incluir oftalmologistas na atenção primária, com os primeiros atendimentos oftalmológicos já na Unidade Básica de Saúde/Atenção Primária, contando com a parceria da autoridade municipal.
  • Promover Saúde ocular, Prevenção, Tratamento e Reabilitação;
  • Reduzir as Filas de Espera para consultas e tratamento;
  • Investir em campanhas educativas para promover a importância da saúde ocular;
  • Desenvolver Programas de Triagem e Prevenção
  • Modernizar a Infraestrutura, equipando as Unidades de Saúde com os aparelhos necessários para exames oftalmológicos completos, necessários para um bom diagnóstico. Expandir a telemedicina para exames oftalmológicos em regiões distantes do país
  • Aumentar o número dos centros de reabilitação para pessoas com deficiência visual e surdo-cegueira, como iniciativas do município ou estado federativo. Esses centros devem oferecer serviços de reabilitação integrados a equipes multidisciplinares, com   suporte psicológico e social às famílias e aos afetado por doenças oculares.

Neste Dia Mundial da Retina 2024, chamamos a atenção para o cuidado com a saúde ocular. É fundamental que todos tenhamos acesso a ela, para garantir uma vida plena e produtiva aos brasileiros. Enfrentar os desafios atuais e implementar ações eficazes requer um compromisso contínuo e colaborativo entre governo, parlamentares, entidades de profissional da oftalmologia,  profissionais de saúde e a sociedade civil, aí incluídas as associações de pacientes.

Queremos ser a VOZ DA PESSOA COM PROBLEMAS DE VISÃO e contribuir no processo de elaboração de uma política de saúde ocular eficaz e sustentável.

#RETINABRASIL #DiaMundialdaRetina2024 #DidadaRetina #DoencasdaVisao #DoencasdaRetina

Card quadrado com fundo degradê entre verde escuro e azul . No centro um globo terrestre com uma iris azul representando os olhos. abaixo, no rodapé, o logo da Retina Brasil todo em branco e no enunciado lê-se: 28 de setembro, dia mundial da Retina 2024. Fim da descrição.

RETINA BRASIL MARCA PRESENÇA NO 68ª CONGRESSO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA

Retina Brasil esteve presente na 68ª edição do maior congresso de Oftalmologia da América Latina, onde encontramos tradição, inovação e excelência. O evento aconteceu entre os dias 04 e 07 de setembro de 2024, em Brasília (DF).

Ao longo de sua história, o Congresso Brasileiro de Oftalmologia tem sido o epicentro do conhecimento oftalmológico, reunindo profissionais, expositores e palestrantes das mais diversas vertentes da especialidade, assim criando um ambiente propício para realização de networking, atualização científica e divulgação das novidades.

Estiveram presentes profissionais da oftalmologia de todo país, além do Deputado Eduardo Velloso, da Frente Parlamentar Mista em prol da Luta pela Prevenção de cegueira.