27 de Junho DIA INTERNACIONAL DA PESSOA SURDOCEGA

Imagem de mãos se tocando e se comunicando, exemplificando a comunicação de pessoas surdocegas. Na parte inferior está escrito sobre uma faixa verde transparente: "27 de junho Dia internacional da pessoa surdocega" No canto superior direito a a Logo da Retina Brasil, apoiada em uma etiqueta branca

27 de Junho é o DIA INTERNACIONAL DA PESSOA SURDOCEGA. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Helen Keller (27 de junho de 1880) escritora e ativista social estadunidense. Ela foi a primeira pessoa surdocega a conquistar o diploma de bacharelado. A data é ocasião oportuna para discutir a surdocegueira e os enormes desafios enfrentados pelas pessoas surdocegas.

Imagem de mãos se tocando e se comunicando, exemplificando a comunicação de pessoas surdocegas. Na parte inferior está escrito sobre uma faixa verde transparente: "27 de junho Dia internacional da pessoa surdocega" No canto superior direito a a Logo da Retina Brasil, apoiada em uma etiqueta branca
Imagem de mãos se tocando e se comunicando, exemplificando a comunicação de pessoas surdocegas. Na parte inferior está escrito sobre uma faixa verde transparente: “27 de junho Dia internacional da pessoa surdocega” No canto superior direito a a Logo da Retina Brasil.

Estima-se que haja 1.200 pessoas surdocegas no Brasil. A perda da audição e da visão podem ser causadas por diversos fatores, entre eles a Síndrome de Usher(USH), uma doença hereditária da Retina que também leva à perda auditiva. A pessoa com deficiência visual e auditiva enfrenta desafios cotidianos, sendo essencial efetivar sua inclusão. A comunicação coloca-se como uma barreira que precisa ser superada. Por isso dar luz ao Dia Internacional da Pessoa Surdocega é tão importante.

Hellen Adams Keller (1880 – 1968) é ícone para o movimento da surdocegueira. Ela desenvolveu inúmeros trabalhos em favor das pessoas com deficiência, imprimindo força, consciência e voz às pessoas surdocegas. Como pensadora ela deixou um legado para toda a sociedade, sendo um exemplo de determinação e garra. Assim, parece agradável relembrar algumas de suas frases:

 

“O resultado mais sublime da educação é a tolerância.”

“A experiência humana não seria tão rica e gratificante se não existissem obstáculos a superar. O cume ensolarado de uma montanha não seria tão maravilhoso se não existissem vales sombrios a atravessar””

“As melhores e as mais lindas coisas do mundo não se podem ver nem tocar. Elas devem ser sentidas com o coração.”

“Nunca se pode concordar em rastejar, quando se sente ímpeto de voar.”

Para saber mais:

Grupo Brasil de apoio ao Surdocego e ao múltiplo deficiente sensorial https://www.facebook.com/surdocegueirabr/

https://www.pensador.com/autor/helen_keller/

http://www.utfpr.edu.br/apucarana/estrutura-universitaria/assessorias/ascom/noticias/acervo/2016/dia-internacional-da-pessoa-surdocega

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Skip to content