Música e qualidade de vida das pessoas com deficiência visual

#DescriçãoDaImagem. Imagem Ilustrativa. Fundo preto com uma onda sonora colorida com vários símbolos musicais em branco. Na imagem está escrito "Música e qualidade de vida das pessoas com deficiência visual" e a logo da Retina Brasil está no canto superior direito.

A música está no cotidiano de praticamente todas as pessoas. Sempre existe uma música ideal para cada ocasião e além de relaxar, inspirar ou animar, a música é também uma boa ferramenta para a promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência visual.

A perda da visão, seja ela Baixa Visão ou cegueira, traz dificuldades para a pessoa com deficiência visual e por isso é importante encontrar maneiras para melhorar o bem-estar. A música é uma excelente ferramenta para isso, especialmente quando se trata de aprender a tocar um instrumento musical. Por meio da música é possível melhorar a socialização, desenvolver habilidades, participar de eventos culturais, e muito mais. A música catalisa o bem-estar e ajuda a promoção da inclusão.

Pessoas com deficiência visual podem ser excelente musicistas. A forma como cada pessoa irá aprender um instrumento irá variar. Há pessoas que preferem treinar usando a audição e a memória, enquanto outras, especialmente os musicistas clássicos, optam pela leitura da Partitura em Braile. 

Os desafios para tocar um instrumento tendo uma perda de visão são grandes, mas todos eles podem ser superados com dedicação. Assista ao vídeo a seguir e veja duas histórias inspiradoras de um pianista clássico e de um tecladista popular.  Perceba como a música trouxe qualidade de vida para eles e como ela é uma excelente ferramenta para a promoção do bem-estar das pessoas com deficiência visual!

Veja o vídeo!

 

Saiba mais sobre as Doenças Comuns da Retina (DMRI, Retinopatia Diabética, etc.)

Saiba mais sobre as Doenças Raras e Hereditárias da Retina (Retinose Pigmentar, Síndrome de Usher, Doença de Stargardt, etc.)

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Skip to content