O Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde em resposta às crescentes preocupações sobre a ameaça à saúde representada pelo Diabetes. O Dia Mundial da Diabetes tornou-se o Dia oficial das Nações Unidas em 2006 com a aprovação da Resolução das Nações Unidas 61/225. É marcado todos os anos em 14 de novembro, o aniversário de Sir Frederick Banting, que co-descobriu a insulina junto com Charles Best em 1922.
A Retina Brasil sempre chama a atenção para as doenças da visão ligadas ao Diabetes, quais sejam, a Retinopatia Diabética e o Edema Macular Diabético. Essas são doenças graves que se não tratadas podem levar à perda irreversível da visão. Por isso, quem tem Diabetes deve ir ao oftalmologista anualmente para fazer uma consulta de rotina. O diagnóstico precoce é muito importante, bem como o acesso ao tratamento.
O medicamento para o tratamento do Edema Macular Diabético já foi aprovado em 2019 para tratamento no SUS, mas o PCDT de Retinopatia Diabética ainda não foi publicado. Sem a publicação do PCDT, as pessoas não podem ter acesso a esse medicamento. E por isso que a Retina Brasil pede a sua ajuda, assine o Manifesto e contribua para que o tratamento esteja disponível no SUS.
Assine o Manifesto:
#DiaMundialDoDiabetes #WolrdDiabetesDay #DiabetesDay #retinopatiadiabetica #retina #retinabrasil