Retinopatia Diabética

A Retinopatia Diabética é uma das mais frequentes complicações do diabetes,ela causa uma perda visual gradativa e podendo progredir para a cegueira. As glicemias mal controladas aumentam as chances de desenvolver complicações da visão que é a Retinopatia Diabética.

O que é Retinopatia Diabética

Fatores de risco

Sintomas

Impactos na qualidade de vida

Prevenção

Tratamento

O que é Retinopatia Diabética

A Retinopatia Diabética é uma doença que afeta os pequenos vasos da retina, região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro.

Quanto maior o tempo de evolução do diabetes mellitus(DM), maior o risco de desenvolvimento da doença, sendo encontrada em mais de90% dos pacientes com DM tipo 1 e em 60% daqueles com DM tipo 2, após 20 anos convivendo com a doença.

Quando os vasos comprometidos pela Retinopatia Diabética se rompem, o sangue e outros líquidos podemextravasar para os tecidos ao redor da retina e atingir a mácula (região central da retina), dando origem ao Edema Macular Diabético (EMD).

O resultado disso é a perda da nitidez da visão, que pode até progredir para a cegueira.

Fatores de Risco

Ter diabetes já é um fator de risco para a visão. Quanto maior o tempo da doença maior o risco de ter o comprometimento da retina, Se a glicemia não estiver sob controle, as chances de desenvolver a doença aumentam.

Sintomas

Os sintomas da retinopatia diabética podem variar de acordo com o estágio da doença, mas os mais frequentes são visão borrada, percepção de pequenas “moscas” voando, flashes sendo disparados e até perda repentina da visão. No caso do Edema Macular Diabético, alguns sintomas comuns são: baixa visual, distorção de imagens, fotofobia (sensibilidade a luz), mudança na visualização das cores e alterações no campo visual (manchas ou escotomas)

Impacto na qualidade de vida

Como o avanço da Retinopatia diabética é gradual, os prejuízos às atividades da vida diária aumentam com o passar do tempo, podendo até gerar dependência total do paciente e a necessidade de abandonar certas atividades. Inclusive o trabalho. Há a perda da capacidade de leitura, dirigir automóveis e realizar as atividades diárias.

Prevenção

No diabetes de tipo 1 o primeiro exame oftalmológico anual deve ser feito após cinco anos de tratamento. No diabetes tipo 2 o exame oftalmológico feito por especialista, deve acontecer logo após o paciente receber o diagnóstico deve ser repetido com frequência.

Adotar hábitos saudáveis como a prática de exercícios e manter boa alimentação também é importante para melhorar os níveis glicêmicos, diminuindo os fatores de risco do diabetes.

O diagnóstico precoce da Retinopatia Diabética é muito importante. Uma vez que ela seja identificada em fase inicial pode ser tratada com sucesso. Por isso, se você é diabético, sempre consulte seu oftalmologista.

Tratamento

O tratamento da retinopatia diabética depende da fase da doença e tem como objetivo retardar ou frear sua progressão.

Nos estágios iniciais, o acompanhamento periódico com o oftalmologista pode ser o único tratamento, a menos que haja um agravamento, como por ex. o Edema Macular Diabético.

Nesses casos, o tratamento pode serrealizado com um ou mais dos seguintes métodos: fotocoagulação ou cirurgia a laser, injeções com antiangiogênico (anti-VEGF), tratamento comanti-inflamatório, implante intravítreode polímerofarmacológico de liberação controlada e cirurgiavitreorretiniana.*

 

* Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2017-2018) – https://www.diabetes.org.br/profissionais/images/2017/diretrizes/diretrizes-sbd-2017-2018.pdf

Skip to content