Assistir televisão é uma boa forma de relaxar e se divertir. Atualmente a TV não serve apenas para assistir aos canais tradicionais, elas são um meio para acessar a internet, os serviços de streaming e diversas redes sociais. No entanto, nem todas as televisões são acessíveis às pessoas com deficiência visual, a maioria delas não tem leitor de tela, o que impossibilita o uso autônomo e independente pelas pessoas cegas ou com baixa visão. Uma forma de resolver essa falta de acessibilidade é conectar o dispositivo Fire Tv à televisão. Como bônus ainda é possível conectar tudo isso à Alexa e passar a usar a TV com comandos de voz.
O que é Fire TV e Alexa?
Amazon Fire TV é um dispositivo da Amazon que permite a conexão da televisão ao universo da internet, tornando a televisão smart. É um dispositivo pequeno similar ao Chromecast e tem várias versões, a mais recente tem inclusive suporte à resolução 4K. A Fire TV vem com um controle remoto e permite a conexão com a Alexa.
A Alexa é a assistente virtual da Amazon que pode ser usada pelo celular, por meio do aplicativo Alexa ou mediante um aparelho chamado Echo Dot. O Echo Dot tem vários tamanhos e versões e é um aparelho que o usuário adquire e coloca em sua casa, tomando-a também smart. Veja mais sobre casas inteligentes nessa live, clique aqui.
Como funciona na prática
Na prática, o usuário deve comprar uma Fire TV e conectá-la a sua televisão, além disso é necessário ter conexão com a Alexa, pode-se usar pelo aplicativo no celular, ou pelo Echo Dot. Após conectar a Fire TV à televisão e em seguida à Alexa tudo fica bem simples. Basta ligar a TV e pedir para a Alexa ligar a Fire TV ” Alexa ligar Fire TV”. Em seguida basta que o usuário diga o que deseja assistir, por exemplo: “Alexa, abra YouTube em Fire TV”, ou “_ Alexa abra nome do filme em Netflix”, “_ Alexa abra episódio X de nome da série em Prime Vídeo, “_ Alexa aumentar volume de Fire TV” e assim por diante.
Além dos comandos por voz, a Fire TV tem recursos de acessibilidade, como aumentar tamanho das letras e legendas, alto contraste e leitor de tela. Portanto, mesmo sem ter uma Alexa em casa e mesmo sem dar comando por voz o dispositivo tem potencial para tornar o ato de assistir TV mais acessível, autônomo e independente.
Leia mais sobre Direitos
Leia mais sobre Tecnologia Assistiva
Saiba mais sobre as Doenças Comuns da Retina (DMRI, Retinopatia Diabética, etc.)
Saiba mais sobre as Doenças Raras e Hereditárias da Retina (Retinose Pigmentar, Síndrome de Usher, Doença de Stargardt, etc.)