Muitos perguntam qual smartphone seria ideal para ser utilizado por pessoas com deficiência visual.
Existem inúmeros modelos e marcas de celulares, sendo que os mais utilizados são os com sistemas Android e IOS.
Muitos ficam em dúvida sobre qual aparelho comprar, mas, uma das principais considerações é identificar aquele que está dentro do seu orçamento, pois existem inúmeros modelos e preços, e não necessariamente um celular de última geração seria necessário.
No caso da linha Android, um aparelho que atenderia bem seria aquele que tenha o sistema mais recente (não necessariamente o último), com uma capacidade de memória interna de 16gb e pelo menos 2gb de memória RAM. Estas funcionalidades seriam suficientes para rodar a maioria dos aplicativos sem travamento e com a utilização do leitor de tela, mas se você é uma pessoa que gosta de utilizar muitos aplicativos, seria recomendável uma configuração um pouco melhor.
Uma das coisas que devemos observar é a tela, já que ao utilizarmos o leitor de tela os gestos e toques na tela são bem mais frequentes, e por isso uma tela que resista ao seu grande uso é uma característica importante. Veja nesta matéria mais informações sobre os leitores de tela para smartphones.
Saiba mais sobre as Doenças Comuns da Retina (DMRI, Retinopatia Diabética, etc.)
Saiba mais sobre as Doenças Raras e Hereditárias da Retina (Retinose Pigmentar, Síndrome de Usher, Doença de Stargardt, etc.)
Na linha da Apple os Iphones também entram no mesmo requisito do Android, ou seja, quanto mais recente o sistema, melhor o nível de desempenho do aparelho. O modelo mais recente hoje é o Iphone 12, mas o preço é bem elevado ainda, e por isso, o interessante seria um modelo anterior, mas que possua as atualizações mais recentes.
Mas afinal, qual dessas duas plataformas seria ideal para ser utilizada por pessoas com deficiência visual? Diria que as duas plataformas são excelentes, mas que tudo dependeria do seu uso e a sua adaptação ao sistema. Para quem pretende trocar de plataforma ou mesmo iniciando na utilização dos leitores de tela e outros auxílios, seria aconselhável utilizar um aparelho de um amigo e testá-lo para ver a sua adaptação e o quanto lhe facilitaria no seu dia a dia, e qual seria o melhor aparelho para você.
“ O mais importante é ser feliz, e que a tecnologia venha apenas para somar, e nunca deixe de curtir e aproveitar a vida com a família e as pessoas que você ama “
Veja outras opções de Tecnologias Assistivas