Recursos de acessibilidade do Google Chrome no computador para pessoas com Baixa Visão

imagem ilustrativa mostra a logo do Google Chrome em fundo colorido. Está escrito: "Recursos de acessibilidade do Google Chrome no computador para pessoas com Baixa Visão" #tecnologiaassistiva e há a logo da Retina Brasil

O Google Chrome é o navegador desenvolvido pela Google que pode ser instalado e usado em computadores Windows, Mac , Linux nos smartphones Android e iOS.  O Chrome, assim como os outros navegadores, conta com alguns recursos de acessibilidade que facilitam a navegação de pessoas com deficiência visual, com baixa visão ou cegas. Além de ser acessível pelos leitores de tela, é possível ampliar a janela de navegação, modificar a fonte e o tamanho das letras e alterar o contraste Conheça e veja como usar essas ferramentas:

Dar Zoom na janela de navegação

A ferramenta mais básica para facilitar o uso do navegador é a opção de aumentar ou diminuir o tamanho das letras dando um Zoom na tela como um todo. Para isso o usuário de Windows pode, ou clicar nos três pontinhos na parte superior e selecionar opção de Zoom desejada, ou simplesmente utilizar os atalhos de teclado: Ctrl + + (para aumentar), Ctrl + – (para diminuir) e Ctrl + 0 para retornar ao padrão original. Se o usuário tiver um mouse com roda no meio é possível pressionar a tecla Ctrl enquanto roda para cima ou para baixo a rodinha do mouse, ajustando assim o nível do Zoom.

Escolher o tipo e o tamanho da fonte padrão

Além de poder dar um zoom geral na tela de navegação, o Chrome oferece a opção de modificar o tipo e o tamanho da fonte padrão. Isso significa alterar o tipo e o tamanho da letra, por exemplo: ao invés de utilizar Time New Roman tamanho 12, usar Arial tamanho 16. Para isso é preciso acessar Menu – Definições – Aspecto – Tamanho do tipo da letra e Personalizar tipos de letra. O menu Definições pode ser acessado clicando nos três pontinhos das configurações na barra superior do navegador, ou pelo atalho Alt + f (abre o menu e o usuário clica em ‘Definições’), ou pode-se digitar: chrome://settings/appearance para ir direto ao ponto. Nas opções de personalização escolha a fonte e o tamanho mais confortável. Nesse mesmo Menu é possível ainda personalizar outras características do navegador, vale a pena explorar.

Alterar o contraste

O aumentar o contraste, ou inverter as cores entre os elementos da tela pode ajudar muito a leitura de pessoas com doenças da retina. Para alterar o fundo para o modo escuro, para tornar as letras mais evidentes, entre outras opções é preciso baixar a extensão High Contrast, ou alto contraste em português. A extensão é gratuita e após fazer o download o usuário pode escolher a opção de inversão de cores, ou de contraste que desejar, ativando e desativando o modo sempre que quiser. Para baixar essa extensão clique aqui, ou procure no Google por “extensão high contrast”. Para ativar e escolher a opção de contraste, seleciona a extensão na canto superior direito da barra de navegação, é possível também utilizar os atalhos Shift + F11 (ativar) e Shift + F12 (desativar).

 

Extensão do Chrome para alto contraste:

https://chrome.google.com/webstore/detail/high-contrast/djcfdncoelnlbldjfhinnjlhdjlikmph 

Fontes:

https://www.google.com/intl/pt-BR/accessibility/products-features/ 

https://sites.google.com/a/chromium.org/dev/user-experience/low-vision-support 

Leia mais sobre Tecnologia Assistiva

Saiba mais sobre as Doenças Comuns da Retina (DMRI, Retinopatia Diabética, etc.)

Saiba mais sobre as Doenças Raras e Hereditárias da Retina (Retinose Pigmentar, Síndrome de Usher, Doença de Stargardt, etc.)

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Skip to content