13 de dezembro – Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual (Cego e baixa visão)

Em 1961, o Decreto nº 51.045, instituiu o Dia do Cego, considerando ‘a necessidade de incentivar o princípio de solidariedade humana’. A data escolhida, 13 de dezembro, refere-se ao Dia de Santa Luzia, celebrada pela igreja católica como protetora dos olhos.

Atualmente, o objetivo principal da data é conscientizar governos e público sobre a importância de acabar com a discriminação e o preconceito com os deficientes visuais, além de buscar a garantia de direitos, acessibilidade e atenção em saúde, por meio de políticas públicas que conduzam à inclusão desses cidadãos na sociedade.

Passando a chamar-se “Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual”, a campanha visa a englobar, também, indivíduos com baixa visão ou visão sub normal.

A população com deficiência no Brasil foi estimada em 18,6 milhões de pessoas de 2 anos ou mais, o que corresponde a 8,9% da população dessa faixa etária. Os dados são do módulo Pessoas com deficiência, da Pnad Contínua 2022. O tema já foi investigado em outras pesquisas do IBGE, sendo as mais recentes o Censo Demográfico 2010 e a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2013 e 2019. Os dados, no entanto, não são comparáveis entre as pesquisas, pois há diferenças metodológicas.

Card branco com moldura verde escuro. No cabeçalho lê-se 13 de dezembro, dia nacional da pessoa com deficiência visual. No meio há umm desenho de 3 pessoas. Uma com cegueira completa, uma com surdocegueira e outra com baixa visão. No rodapé está o logo da Retina Brasil. Fim da descrição.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Skip to content