Nesta segunda-feira, 24, é celebrado o Dia Nacional das Libras, data para relembrar a importância de políticas sociais e inclusão de deficientes auditivos na sociedade brasileira. As libras são sinais utilizados que substituem as palavras de uma língua de modalidade oral-auditiva.
A Língua Brasileira de Sinais (Libras), se desenvolveu a partir da fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos no século XIX. Na ocasião, Dom Pedro II convidou o francês Ernest Huet, professor e poliglota francês, para ensinar as pessoas com deficiência auditiva no país.
A linguagem das Libras foi reconhecida em 2002, após Lei 10.436 que reconheceu as Libras como forma de comunicação e expressão. Diferentemente do que muitos pensam, a Libras é uma língua com gramática, semântica, sintaxe entre outras. Ela difere do português em algumas palavras, portanto não podemos dizer que é a língua portuguesa de sinais, pois possui características próprias.
Descrição da imagem: card branco com uma foto em destaque de um casal conversando em LIBRAS. Ela é uma mulher jovem de blusa cinza, pele clara e cabelos compridos. ela sorri. Ele é um homem jovem, negro e de blusa branca e está respondendo em libras para ela. No cabeçalho está um calendário com a data 24 de abril – dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais e no rodapé está o logo da Retina Brasil. Fim da descrição.
Fonte: Revista Exame
#Libras #linguaDeSinais #RetinaBrasil #DeficienciaAuditiva #LinguaBrasileiradeSinais