Dia do Oftalmologista: Homenagem da Retina Brasil
Leia a notíciaO mercado de trabalho para pessoas com deficiência no Brasil ainda enfrenta grandes desafios. Segundo a PNAD Contínua 2022, 18,6 milhões de brasileiros (8,9% da população) têm algum tipo de deficiência. A deficiência visual é uma das mais prevalentes, embora os dados atualizados do Censo 2022 ainda estejam em divulgação.
No mercado de trabalho, apenas 29,2% das pessoas com deficiência participam da força de trabalho, contra 66,4% das pessoas sem deficiência. O nível de ocupação também é menor: 26,6% para pessoas com deficiência, frente a 60,7% das pessoas sem deficiência.
Mesmo com a proteção da Lei de Cotas (Lei nº 8.213/1991), que exige que empresas com cem ou mais funcionários reservem vagas para pessoas com deficiência, ainda há muitos desafios para a plena inclusão de pessoas com deficiência visual no trabalho.
A tecnologia assistiva, políticas de diversidade e a maior conscientização social vêm abrindo espaços para pessoas com deficiência visual em diversas áreas profissionais. Sua presença promove ambientes mais inclusivos, combatendo estereótipos e enriquecendo o convívio social e produtivo.
Persistem barreiras como a baixa escolarização, a falta de acessibilidade, o preconceito e a resistência de empresas em realizar adaptações necessárias. Muitas contratações ainda ocorrem de forma meramente para cumprir a Lei de Cotas, sem oferecer oportunidades reais de crescimento profissional.
Garantir o direito ao trabalho digno e acessível para pessoas com deficiência visual é fundamental para uma sociedade mais justa e igualitária. A Retina Brasil permanece firme na defesa da inclusão, da acessibilidade e do respeito à diversidade no mundo do trabalho.
Referências:
Dia do Oftalmologista: Homenagem da Retina Brasil
Leia a notíciaRetina Brasil participa de evento pioneiro sobre Genética Médica e Doenças Raras em Fortaleza, Ceará
Leia a notícia”Somos Raros, mas Somos Muitos”: 2º Seminário Nacional de Doenças Raras
Leia a notíciaRetina Brasil lidera audiência pública no Senado e reforça a urgência de políticas para a saúde ocular
Leia a notícia