Abril Marrom: Mês da Conscientização sobre a Cegueira
Leia a notíciaA Retina Brasil traz a Campanha “OLHOS RAROS”, que traz informações dessas Doenças Raras que acometem a VISÃO que são as Doenças Raras Hereditárias da Retina.
AS DOENÇAS RARAS, segundo o Ministério da Saúde (MS), são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas e variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa acometida pela mesma condição. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma doença é considerada rara quando acomete 65 pessoas para cada grupo de 100 mil habitantes, ou seja, 1,3 pessoas para cada 2.000 indivíduos. Portanto o conceito de doença rara é dado pelo critério de prevalência. No Brasil, segundo a OMS, atualmente, existem mais de 13 milhões de pessoas com doenças raras.
As Doenças Hereditárias da Retina (DHRs) derivam de mutações genéticas e são transmitidas através de diferentes padrões de herança genética. Elas levam a uma degeneração progressiva das células da retina, provocando a perda gradual da visão, podendo levar o paciente à cegueira.
As principais Doenças Hereditárias da Retina são: Retinose Pigmentar, Doença de Stargardt, Síndrome de Usher (USH), Acromatopsia, Amaurose congênita de Leber, Atrofia óptica dominante, Coroideremia, Distrofias de Cones, Distrofias de cones e bastonetes, Distrofia macular de Sorsby, Doença de Best, Doença de Refsum, Neuropatia óptica de Leber, Retinosquise juvenil, Síndrome de Bardet-Biedl e Albinismo.
Descrição da Imagem: card branco com detalhes verdes nos cantos. No meio o título: Fevereiro, mês das doenças raras. Retina Brasil chama atenção para os Olhos Raros. Siga’nos nessa campanha. Abaixo o logo da Retina Brasil. Fim da descrição. |
Abril Marrom: Mês da Conscientização sobre a Cegueira
Leia a notíciaDia Mundial das Doenças Raras: Um Olhar Atento às Doenças Oculares Raras no Brasil
Leia a notícia04 de Janeiro – Dia Nacional do Braille
Leia a notícia20 de dezembro: Dia Internacional da Solidariedade
Leia a notícia