Ministério da Saúde abre consulta pública sobre diretrizes para tratamento da DMRI no SUS

Ministério da Saúde abre consulta pública sobre diretrizes para tratamento da DMRI no SUS

Ministério da Saúde abre consulta pública sobre diretrizes para tratamento da DMRI no SUSO Ministério da Saúde abriu a Consulta Pública para a discussão sobre a inclusão do medicamento bevacizumabe como medicamento único para o tratamento da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) no Sistema Único de Saúde (SUS). A Consulta Publica foi divulgada no Diário Oficial da União de 13/09/2012 e trata do “Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da DMRI”.
Nós da Retina Brasil, ao mesmo tempo em que manifestamos nossa satisfação por assistir à inclusão do tratamento desta doença no SUS, viabilizando o acesso de milhares de pessoas ao tratamento em centros especializados de retina de clínicas e hospitais públicos, queremos registrar nossa preocupação com relação à segurança no manuseio do medicamento indicado para uso no SUS, considerando os seguintes aspectos:
O bevacizumabe exige fracionamento no uso oftalmológico (uso intraocular) que se não for feito adequadamente pode acarretar ocorrência de infecção ocular (endoftalmite).

  • Haverá controle do fracionamento do medicamento visando a sua segurança?
  • Que garantias o paciente terá que esse fracionamento será efetuado de maneira correta?
  • Como será feita a distribuição do medicamento pelo SUS?
  • Considerando-se que o medicamento requer cuidados de conservação, haverá regulamentação para o armazenamento do medicamento nos locais de atendimento do paciente.

O ranibizumabe é utilizado no tratamento da DMRI. Esta medicação foi desenvolvida e aprovada para uso em oftalmologia, mas não foi incluída no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Degeneração Macular Relacionada à Idade DMRI. Além dela outras medicações estão em fase de lançamento.

  • A Conitec estudará a inserção desses medicamentos para tratamento da DMRI?

Atuando na defesa dos interesses dos indivíduos com doenças degenerativas da retina, o Grupo Retina Brasil solicita a todos que se posicionem com relação à consulta pública do Ministério da Saúde para esses questionamentos, de forma que garanta ao paciente com DMRI a segurança no tratamento da sua doença bem como o seu acompanhamento permanente durante e após o tratamento.
Até o dia 12 de novembro de 2012 você pode colaborar manifestando suas considerações frente a esta medida enviando um e-mail para pcdt.consulta@saude.gov.br especificando “Consulta Pública Nº 10 de 12 de Setembro de 2012 – PCDT de DMRI” no título da mensagem.
Manifeste-se!
Referência: Consulta Pública nª 10 – 12/09/2012 – publicada no Diário Oficial da União no dia 13/09/2012 sob o nome “Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Degeneração Macular Relacionada à Idade DMRI”

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Skip to content