Cuidado com os olhos

Cuidar da saúde dos olhos é fundamental. Confirma abaixo algumas atitudes e dicas para cuidar bem de seus olhos:

– Realizar consultas periódicas
As consultas periódicas ao Oftalmologista são muito importantes para garantir a saúde dos olhos inclusive para quem tem doenças degenerativas, àquelas que sabe não ter tratamento ou cura ainda.
– Lavar os olhos com shampoo infantil
Não vai arder e a aumenta a higiene dos cílios.
– Não se deve passar as mãos nos olhos.
Só de colocar a mão no olho podemos infectá-lo. A conjuntivite é exemplo de inflamação porque levamos a mão suja aos olhos. Por isso também devemos evitar passar toalhas no rosto. Assim como as mãos, elas podem levar a contaminação. O correto é usar lenço de papel.
– Evitar coçar os olhos e coçar com força faz mal.
O hábito instintivo e prejudicial de esfregar com frequência a região dos olhos pode resultar em problemas oculares, pois a estrutura é muito frágil e a pressão exercida na área pode provocar lesões e doenças mais graves. As mãos têm impurezas e podem levar bactérias para os olhos, desenvolvendo uma conjuntivite bacteriana, ou até causar ferimentos radicais. Se a sensação de coceira persistir, procure um oftalmologista para verificar a causa.
É prejudicial à saúde dos olhos coçar com força, pode causar uma série de doença, uma delas é na córnea, chamada ceratocone, que provoca uma mudança negativa na curvatura da córnea.
– Não usar colírios sem orientação médica
Os colírios são considerados remédios e por isso não devem ser usados sem acompanhamento médico, pois tal como todo o remédio estes também possuem indicações específicas e contraindicações. Além disso, o seu uso sem indicação médica embora possa aliviar os sintomas apresentados, pode não estar tratando a doença, acabando assim por mascarar os sintomas.
Tem colírio que as pessoas usam para limpar a vista e acham que não tem problema nenhum, existem colírios que podem até perfurar a córnea ou causar glaucoma.
– Usar óculos de sol de qualidade
Os óculos escuros UV classe I bloqueia pelo menos 90% dos raios UVA e 99% dos raios UVB. São essenciais para proteger a visão nos dias de sol, evitando o desenvolvimento e/ou agravamento de doenças oculares, ao mesmo tempo que conferem um maior conforto visual.
– Não dormir com maquiagem
A higiene dos olhos é muito importante para a saúde ocular, sendo importante manter os olhos limpos, especialmente no final do dia ou antes de ir dormir, pois caso contrário podem entrar partículas de cosméticos nos olhos que podem provocar irritações.
Além disso, antes de tocar nos olhos lave sempre as mãos, para evitar irritações ou infecções não desejadas.
– Olhar para longe
Realizar paragens para olhar para longe durante alguns minutos é um exercício especialmente importante para quem trabalha em frente ao computador, pois ajuda a relaxar os olhos, prevenindo o surgimento de dores de cabeça.
– Fechar os olhos várias vezes por dia
Interromper o que está a fazer e fechar os olhos durante alguns segundos é outro exercício importante, que ajuda a relaxar os olhos, uma vez que ao serem fechados não necessitam de focar em nada, prevenindo assim o cansaço ocular e outros problemas como dores de cabeça.
Além disso, piscar os olhos várias vezes enquanto foca a tela do computador ou do tablet também é muito importante para garantir que os olhos se mantêm hidratados. Esta pequena preocupação ajuda a prevenir o ressecamento do olho, ajudando assim a prevenir o surgimento de problemas mais graves como a síndrome do olho seco.
– Não usar óculos de grau de outra pessoa
Os óculos de grau são um utensílio individual, que não deve ser emprestado ou transmitido para outras pessoas, pois cada pessoa necessita da sua própria graduação, que deve ser prescrita por um oftalmologista. Além disso, não devem ser usados pois embora não piorem a visão, acabam causando dores nos olhos e de cabeça ou tonturas.
Comprar óculos nos camelôs também não é uma boa opção, pois a graduação que possuem pode não ser a correta, o que acaba cansando os olhos por estes necessitarem de realizar um maior esforço para focar.
– Dose o nível de açúcar diário
O excesso de glicose no sangue não é apenas perigoso para a saúde do corpo, mas também pode causar problemas à visão principalmente para quem tem diabetes, sendo eles do tipo 1 ou 2. O alto consumo do açúcar pode agravar ainda mais o problema, provocando uma retinopatia diabética. Esta doença é silenciosa e o único sintoma é de vista embaçada, porém, não causa dor, mas, pode provocar hemorragia interna e até mesmo uma cegueira reversível.
– Não fume e se você fuma: pare de fumar
Cientistas afirmam que o consumo do cigarro está associado a alguns problemas de visão, como degeneração macular, catarata e danos no nervo óptico. Esse último é capaz de causar cegueira irreversível ao fumante.
– Alimentação
A melhor forma de melhorar naturalmente a sua visão consiste em dar aos seus olhos aquilo de que necessitam para serem saudáveis. Um fornecimento regular de alimentos nutritivos e vitaminas mantém os seus olhos e o seu organismo em geral mais saudável.
* Coma mais peixe
Este alimento preserva a saúde dos olhos, diminuindo problemas ópticos como a degeneração macular, doença capaz de causar cegueira irreversível. O peixe é um alimento rico em ômega 3 e também contém vitaminas A, B, D e E, que são essenciais para a nossa saúde. Quando ingerido, distribui bastante oxigênio para todo o corpo, inclusive para os olhos, combatendo o envelhecimento precoce nas estruturas oculares e fortalecendo o globo ocular, proporcionando uma visão mais clara.
Alguns nutrientes, como vitamina A, E e ômega-3, são essenciais para manter a saúde dos olhos e prevenir doenças e problemas de visão como síndrome do olho seco, glaucoma e degeneração macular.
– Vitaminas e antioxidantes
Duas vitaminas e antioxidantes comuns que ajudam a melhorar a visão incluem:
Vitamina A (as deficiências afetam o nosso fornecimento de um pigmento chamado rodopsina que é essencial para ver com pouca luz e à noite) PESSOAS COM A DOENÇA DE STARGARDT NÃO DEVEM SUPLEMENTAR A ALIMENTAÇÃO COM VITAMINA A
– Luteína
Como é que a luteína ajuda os seus olhos
A luteína é um pigmento que se encontra em concentrações elevadas em uma camada da retina em que as células repletas de pigmento ajudam a proteger do excesso de luz. A pesquisa científica sólida mostra que os suplementos de luteína ajudam este processo nos nossos olhos para melhorar naturalmente a visão.
Felizmente, a luteína é um antioxidante que ocorre naturalmente nas frutas e nos legumes, como, por exemplo, os espinafres, as couves e as acelgas.
– Alimentos para a visão
Muitas das vitaminas e antioxidantes que melhoram a visão encontram-se naturalmente em alimentos comuns, incluindo:
•Cenouras, couves, espinafres e legumes verdes (vitamina A e luteína)
•Fígado (vitamina A), incluindo óleo de fígado de bacalhau
•Acelgas, abobrinha e couves de Bruxelas (luteína)
•Batatas doces e manteiga (vitamina A)

– AVISO IMPORTANTE: Não use suplementos sem consultar seu oftalmologista.  Para as pessoas com a Doença de Stargard não é aconselhado uso de vitamina A.

Skip to content