Hoje (04) é dia mundial do Braille, uma ferramenta fundamental para a alfabetização e a independência de cegos e pessoas com baixa visão. O último Censo do IBGE, de 2010, mostra que existem mais de 6 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil.
O Dia Mundial do Braille celebra-se a 4 de Janeiro. É uma data assinalada pela Assembleia Geral das Nações Unidas e proclamada em novembro de 2018, para consciencializar as pessoas da importância da invenção do código Braille como meio de comunicação para a plena realização dos direitos humanos das pessoas cegas ou com baixa visão.
Apesar dos avanços na acessibilidade, entre as pessoas cegas, 110 mil com 15 anos ou mais de não são alfabetizadas. Entre as pessoas com baixa visão, 1,5 milhão não sabem ler ou escrever.
Isso significa dizer que uma em cada quatro pessoas com alguma deficiência visual não era alfabetizada. Um índice maior do que o da população em geral, que em 2010 era de aproximadamente 8% para essa faixa etária.
Esta data coincide com a data de nascimento de Louis Braille (4 Janeiro 1809), inventor deste sistema de leitura e de escrita. Louis Braille cegou aos três anos de idade, após ter-se ferido num olho. A inflamação transformou-se em infeção propagando-se para o outro olho e levando-o à cegueira total. Aos 10 anos, os pais de Louis Braille inscrevem-no com sucesso no Instituto Real para Jovens Cegos (Institution Nationale des Jeunes Aveugles), em Paris. Nesta escola, Braille mostrou entusiasmo pelas ciências e as humanidades desenvolvendo os seus estudos]. Após várias tentativas Louis Braille desenvolveu um sistema de escrita, hoje universalmente aceite, que consiste num código de 63 caracteres. Cada caracter é composto por um a seis pontos em relevo dispostos numa matriz de seis posições. Estes caracteres são gravados em relevo e dispostos em linha sobre papel para serem lidos passando levemente as pontas dos dedos da esquerda para a direita sobre as linhas de pontos.
Descrição da Imagem: card branco com o desenho de um calendário escrito 4 de janeiro em verde escuro. Ao lado está escrito: dia mundial do sistema Braille. No meio há uma foto de mãos infantis lendo uma folha escrita em braille e no rodapé, o logo da Retina Brasil. Fim da descrição.