13 de dezembro, Dia da Pessoa com deficiência Visual 2023

Desde a década de 1960 a data de 13 de dezembro busca chamar a atenção para a deficiência da visão.

Nesse dia são feitas comunicações sobre cegueira e baixa visão. É quando se chama a atenção para as atitudes de discriminação com a pessoa com deficiência visual (cegos e pessoas com baixa visão).

São mais de 500 mil pessoas cegas, segundo o Censo de 2010 do IBGE, enquanto chega a cerca de 6 milhões o número dos que apresentam baixa visão.

Esse número abrange os que tiveram perda definitiva de parte da visão e os que podem compensar com uso de óculos os problemas visuais. Boa parte da sociedade brasileira é vulnerável e desinformada e não tem acesso aos oftalmologistas. Perdem a visão devido a problemas que poderiam ser atendidos (como glaucoma, catarata, erros de refração). Essa situação aponta para a urgência de se reforçar as políticas de Saúde ocular no país. São necessárias campanhas informativas apoiadas por empresas e pelo Ministerio da Saúde e sobretudo ampliar o acesso da população a exames oculares rotineiros desde a infância pela ação dos municípios e governos estaduais.

A Retina Brasil se empenhou em 2023 para incluir no Plano Nacional de Saúde 2024 a 2027 a saúde ocular e estará sempre lutando para que os brasileiros não percam a visão por falta de acesso a serviços oftalmológicos e de apoio à baixa visão.

A Retina Brasil luta para mudar a realidade da cegueira no Brasil e fomenta a criação e aperfeiçoamento de políticas públicas que melhorem a saúde ocular no país, que é muito negligenciada.

Card branco com moldura fina verde escuro. No cabeçalho , o enunciado: 13 de dezembro, dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual , uma foto de mãos lendo braile e no rodapé o logo da Retina Brasil. Fim da descrição.

#RetinaBrasil #DiadaPessoacomdeficienciaVisual

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Skip to content