14 de novembro 2023 – Dia Mundial do Diabetes

Vamos falar sobre Retinopatia diabética (RD)?

Dia 14 de novembro é o dia Mundial do Diabetes. Neste dia, a Retina Brasil quer chamar a atenção para a Retinopatia Diabética que é uma doença da visão, uma das principais complicações do diabetes, caso não tratado adequadamente.

A Retinopatia Diabética, se não tratada, causa uma perda irreversível da visão.

A retinopatia diabética (RD) é uma doença que afeta os pequenos vasos da retina, região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro. O aparecimento da retinopatia diabética está relacionado principalmente ao tempo de duração do diabetes e ao descontrole da glicemia. Quando o diabetes não está controlado, a hiperglicemia desencadeia várias alterações no organismo que, entre outros danos, levam à disfunção dos vasos da retina.

O diabetes está associado a diversas complicações como a disfunção e falência dos rins, do sistema nervoso, do coração e dos vasos sanguíneos. O olho é um dos principais órgãos lesados pelo diabetes, e entre as complicações oculares, a RD é a complicação microvascular mais comum do diabetes, sendo a principal causa de cegueira em adultos de 20 a 74 anos de idade. Vale destacar que a RD está se tornando cada dia mais comum em diabéticos de todas as faixas etárias.

Quanto mais falarmos do assunto, mais pessoas conhecerão a RD e isso possibilita prevenção, além de diagnóstico e tratamento precoces.

Card Branco com moldura fina na cor verde escura.. No topo lê-se: Retinopatia Diabética em verde escuro e abaixo, com letras menores e verde claro: Precisamos falar sobre isso. No meio há uma foto de uma oftalmologista fazendo exame em uma paciente. A médica é uma mulher negra com cabelos curtos e jaleco branco. A paciente é uma mulher negra com cabelos compridos com tranças. Abaixo, no meio, tem o logo da Retina Brasil. Fim da descrição.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Skip to content