27 de Junho é o DIA INTERNACIONAL DA PESSOA SURDOCEGA. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Helen Keller (27 de junho de 1880) escritora e ativista social estadunidense. Ela foi a primeira pessoa surdocega a conquistar o diploma de bacharelado. A data é ocasião oportuna para discutir a surdocegueira e os enormes desafios enfrentados pelas pessoas surdocegas.
Estima-se que haja 1.200 pessoas surdocegas no Brasil. A perda da audição e da visão podem ser causadas por diversos fatores, entre eles a Síndrome de Usher(USH), uma doença hereditária da Retina que também leva à perda auditiva. A pessoa com deficiência visual e auditiva enfrenta desafios cotidianos, sendo essencial efetivar sua inclusão. A comunicação coloca-se como uma barreira que precisa ser superada. Por isso dar luz ao Dia Internacional da Pessoa Surdocega é tão importante.
Hellen Adams Keller (1880 – 1968) é ícone para o movimento da surdocegueira. Ela desenvolveu inúmeros trabalhos em favor das pessoas com deficiência, imprimindo força, consciência e voz às pessoas surdocegas. Como pensadora ela deixou um legado para toda a sociedade, sendo um exemplo de determinação e garra. Assim, parece agradável relembrar algumas de suas frases:
“O resultado mais sublime da educação é a tolerância.”
“A experiência humana não seria tão rica e gratificante se não existissem obstáculos a superar. O cume ensolarado de uma montanha não seria tão maravilhoso se não existissem vales sombrios a atravessar””
“As melhores e as mais lindas coisas do mundo não se podem ver nem tocar. Elas devem ser sentidas com o coração.”
“Nunca se pode concordar em rastejar, quando se sente ímpeto de voar.”
Para saber mais:
Grupo Brasil de apoio ao Surdocego e ao múltiplo deficiente sensorial https://www.facebook.com/surdocegueirabr/