13 de Dezembro Dia Nacional do Cego
O Dia Nacional do Cego, ou Dia Nacional da Pessoa com Deficiência visual foi criado em 1961 com a finalidade de reduzir a discriminação e o preconceito com as pessoas cegas. Desde então, nossa sociedade avança na conquista de direitos e inclusão.
A deficiência visual é a perda total ou parcial da visão sem correção óptica. A perda visual pode ocorrer por doenças, acidentes, ou má formação desde o nascimento. Entre as doenças há diversas causas, elas podem ser de causa genética, podem ser adquiridas ou multifatoriais. As doenças podem ainda afetar diferentes partes do olho, por exemplo, o cristalino, a córnea, o nervo óptico ou a retina.
Cego é a pessoa que não tem percepção visual e pessoa com Baixa Visão é aquela que tem alguma percepção visual. A pessoa com Baixa Visão pode ter a perda do campo visual, a perda da visão central, ou uma mescla de perda de campo e de visão central. A Baixa Visão não tem correção óptica e cada pessoa percebe o mundo de uma maneira.
Dentre as doenças que levam a perda visual, os casos mais comuns são: catarata, glaucoma e retinopatia diabética. Essas doenças podem ser tratadas quando diagnosticadas precocemente, por isso é tão importante ir ao oftalmologista frequentemente.
Os casos mais raros de perda visual são as distrofias de retina, essas doenças em causa genética e não possuem cura nem tratamento. São doenças degenerativas da retina: Retinose Pigmentar, Doença de Stargardt, Síndrome de Usher, Coroideremia, Acromatopsia, ente outras.
Entender melhor o universo das pessoas com deficiência visual contribui para reduzir o preconceito e promover a inclusão. Aproveite a data de hoje e reflita sobre o tema.
#retina #retinabrasil #diadocego #deficiencia #deficienciavisual #blind #blindday