A Retina Brasil e a Retina Campos participaram do I Encontro Nacional de Pessoas Cegas e com Baixa Visão que aconteceu em São Paulo entre os dias 5 e 7 de março de 2020. O objetivo do Encontro foi promover um debate amplo acerca do futuro institucional e associativo do movimento de cegos e baixa visão brasileiro.No primeiro dia do Encontro aconteceu uma Mesa Redonda com a presença de autoridades e representantes de movimentos das pessoas com deficiência visual do Brasil,e do mundo. Na ocasião, Beto Pereira, presidente da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), relatou a história, perspectivas e desafios da organização.
No dia seguinte, 06 de março, representantes de movimentos e coletivos não institucionalizados no Brasil, falaram sobre suas lutas, expectativas e oportunidades para o fortalecimento do trabalho em rede. Nesse dia, o representante da Bengala Verde, Soonny Polito, apresentou o movimento. Além disso, representantes da ONCB discutiram as perspectivas para o futuro. Ainda no dia 06, houve uma Jornada de Aprendizado, na qual se discutiam, em painéis simultâneos, temas como: tecnologia, literatura. participação e liderança, entre outros. O dia foi encerrado com uma Roda de Conversa.
No dia 07 de março aconteceram Oficinas de manhã, e à tarde celebrou-se o Dia Internacional da Mulher, 8 de março. O encontro foi finalizado com os encaminhamentos e reflexões produzidas nas oficinas e a validação de uma carta de proposições aprovada por todos em plenária.
Para saber mais detalhes sobre o I Encontro Nacional de Pessoas Cegas e com Baixa Visão acesse o post do Grupo Retina Campos no Facebbok: https://www.facebook.com/groups/retinacampos/permalink/1072155726484701/
Descrição da imagem:
Fotografia de três pessoas durante o I Encontro Nacional de Pessoas Cegas e com Baixa Visão. Nas extremidades estão: Márcio e Dimang, associados da Retina Brasil . No centro Sylvia Elizabeth, presidente da Retina Campos.