A Retina Brasil esteve presente na Conferência Virtual Jovem da Retina Internacional 2020. O evento consistiu em palaestras que foram transmitidas pela palataforma Zoom nos dias 24 e 25 de agosto de 2020.
Dia 24
O foco do primeiro dia foram conteúdos científicos. Na primiera parte, o médico oftalmologista, Dr. Kirk Stephenson do Mater Misericordiae University Hospital em Dublin na Irlanda falou sobre a genética das doenças hereditárias da reitna. Na sequência, o senhor Ben Shaberman, Diretor Senior de Divulgação Científica da Foundation Fighting Blindness (US) apresentou as pesquisas que estão em desenvolvimento para as diversas doenças hereditárias da retina.
Na segunda parte do dia 24, Marina Sutter, presidente inteirina do Conselho Jovem da Retina Internacional, comentou-se sobre o papel dos pacients nas pesquisas – Pacientes e Envolvimento Público, ou no inglês Patient and Public Involvement (PPI). Ela mencionou como é importante para que cada paciente conheça sobre a sua doença e se engaje com a associações de sua região.
Dia 25
O segundo dia da Conferêcia Virtual Jovem da Retina Internacional 2020 apresentou temas relacionados à capacitação ds pessoas com doenças hereditárias da retina. A primeira palestra foi sobre Tecnologia Assitiva, com Gilbert Muhumuza de Uganda, que mostrou a história do desenvolvimento da Tecnologia Assististva deixando uma visão otimista para o futuro.
Na sequência, Claudette Medefindt, vice-presidente da Retina International, chefe de ciência da Retina África do Sul e autoproclamada “Guerreira da Retinose Pigmetnar”, falou sobre sua trajetória de vida e deixando bons conselhos às pessoas com doenças hereditárias da retina. Ela é mãe de um jovem com Retinose Pigmentar e comentou sobre a importânica de se ter uma vida equilibrada com alimentação saudável e prática de exercícios físicos.
Em seguida, houve o relato de outra mãe com filhos com Amaurose Congênita de Leber, Allison Galloway. E a Conferêcia Virtual Jovem da Retina Internacional 2020 foi encerrada com o Coach Karl Meesters. Ele tem uma doença hereditária da reitna e auxilia pessoas a lidarem com a perda de visão e planejarem suas vidas e carreiras.
A Conferêcia Virtual Jovem da Retina Internacional 2020 aconteceu toda virtualmente e em inglês. Foi um evento incrível com informações de qualidade e muito inspiradoras.
Veja outros Eventos!