Abril Marrom é o mês de conscientização sobre a visão. Por isso, é preciso chamar a atenção para as causas mais comuns de cegueira que podem ser evitadas. Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 70% dos casos de cegueira poderiam ser evitados se diagnosticados e tratados precocemente.
Entre as principais causas de cegueira estão: a Catarata, os erros de refração, o Glaucoma, a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) e a Retinopatia Diabética. Juntos a Catarata e erro refrativo não corrigido representam 74,8% de todos os casos de deficiência visual. Segundo o CBO, cerca de 7% dos brasileiros nunca foram ao oftalmologista e 42% não fazem visitas regulares, apenas procurando o especialista ao perceberem alguma diferença na visão.
A melhor prevenção é a visita ao oftalmologista
Segundo relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia:
“A visita ao oftalmologista deve ser feita com frequência ao longo da vida, para identificar doenças silenciosas que não apresentam sintomas, como o glaucoma,por exemplo. Aproximadamente 60% das doenças que levam à cegueira são tratáveis quando diagnosticadas precocemente. Os exames de rotina que sempre realizamos em clínicas oftalmológicas, como a detecção de pressão intraocular, por exemplo, permite que o médico oftalmologista faça o diagnóstico de doenças que causam a perda progressiva da visão e que, se detectadas tardiamente, tornam-se muito mais difícil de desacelerar ou parar, levando a uma eventual cegueira.
Além do glaucoma, doenças como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e a retinopatia diabética também são silenciosas, a primeira atingindo pessoas com mais de 50 anos de idade, já a outra, sem restrição de idade, podendo atingir qualquer pessoa diabética. Essas doenças não exibem sintomas em seus estágios iniciais, porém, podem ser percebidas com exames de fundo de olho ou mapeamento da retina. Os exames permitem que o médico perceba, antecipadamente, sinais de doenças e degenerações que até mesmo o próprio paciente, por vezes, nem sequer se deu conta. Mas lembre-se: o médico oftalmologista é o único capaz de detectar essas alterações.”
Cuidado com a visão em cada etapa da vida
Ainda segundo relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia:
“Em todas as fases da vida precisamos visitar um médico oftalmologista, começando desde muito cedo. As consultas devem se iniciar com recém-nascidos, no famoso Teste do Olhinho, para detectar quaisquer alterações oculares logo após o nascimento. Quando crianças, devem ser levadas para consultar- -se com um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. Os pais também devem se manter atentos ao comportamento das crianças, levando-as com maior frequência, caso necessário. Para adolescentes, a cada dois anos, salvo em casos de sintomas ou baixo rendimento escolar, é suficiente para manter a saúde ocular em dia. Quando adultos, precisamos voltar a nos consultar uma vez por ano, e o mesmo ocorre para os idosos. É importante ficar em dia com sua saúde ocular. Visitando com regularidade um médico especialista evitamos sérias consequências, como a cegueira, por exemplo, que frequentemente pode ser evitada se prevenida com o acompanhamento médico.
Não negligencie sua visão: visite um médico oftalmologista.”
Fontes:
https://www.centrooftalmologicomg.com.br/blog/como-prevenir-as-causas-mais-comuns-de-cegueira/
https://www.cbo.com.br/novo/publicacoes/revista_vejabem_21.pdf