Dia Mundial do Diabetes e a Saúde Ocular

14   de setembro 2021

DIA MUNDIAL DO DIABETES

Card com fundo branco com uma foto de um olho verde iluminado pela luz do sol. Abaixo escrito Dia Mundial do Diabetes e a Saúde Ocular. Abaixo o logo da Retina Brasil

Quem tem diabetes sabe que esta é uma doença crônica e que pode afetar o sistema cardiovascular,  nervoso, causar lesão nos rins e nos olhos.  O diabetes acontece quando os níveis de glicose no sangue ficam altos, por causa da redução da produção da insulina no pâncreas.

Obesidade, hereditariedade, pressão alta são possíveis causadores do diabetes.

A prevenção do diabetes é feita através de consultas periódicas a vários especialistas  para acompanhamento  (cardiologista, endocrinologista, nefrologista) além do cuidado com os pés. A Retina Brasil  chama a atenção de quem tem diabetes para o acompanhamento da  saúde visual através de consultas ao oftalmologista, com exame de fundo de olho. Boa alimentação, exercícios e equilíbrio emocional também contribuem para que o diabético se mantenha saudável.

Card com fundo branco com uma mulher com uma lupa sobre os olhos. Um desenho de um globo ocular saudável ao lado dela. Abaixo globos oculares desenhados. Um com Retinopatia Não Proliferativa e outro com a Proliferativa. Fim da descrição.

A retinopatia diabética pode aparecer  após alguns anos do inicio do diabetes e se deve também ao descontrole dos níveis de  glicemia. Ela afeta os pequenos vasos da retina e tem de ser controlada periodicamente através de exame de fundo de olho por um especialista em retina. Quando a retinopatia diabética não é tratada precocemente,  pode levar à perda irreversível da visão. Controle adequado dos níveis de glicose no sangue e visitas periódicas ao oftalmologista  são essenciais para evitar complicações oculares. Quando a retinopatia diabética evolui para a formação de edema de mácula é necessário recorrer a tratamento que pode ser aplicação de laser na retina ou injeções com medicamento antiangiogênico.

A Retina Brasil  tem participado de ações para que os medicamentos antiangiogênicos para retinopatia diabética e edema macular diabético sejam incorporados no SUS. Junto com sua comunidade e os grupos regionais que constituem a Retina Brasil,  nossa organização fez  sua voz  chegar ao Ministério da Saude, através das consultas públicas da CONITEC.  Foi a partir desta ação coletiva que o Ministério da Saúde  chegou afinal  à importante decisão  de incorporação do tratamento para retinopatia diabética e edema macular diabético no SUS.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Skip to content