O poder da Reabilitação, o terceiro pilar do Abril Marrom

Abril Marrom é o mês da conscientização da saúde ocular.
Entre os diversos temas relacionados ao Abril Marrom encontra-se a reabilitação.
A reabilitação é indispensável para as pessoas com deficiência visual. Ela pode e deve ser feita em qualquer idade e sempre de acordo com as necessidades individuais. Os impactos da não reabilitação são vastos, tanto do ponto de vista pessoal, quanto do coletivo, ou social. As pessoas cegas ou com baixa visão que não passam pela reabilitação podem ter sua autonomia prejudicada, afetando toda a sociedade.
Diferença entre habilitação e reabilitação
A habilitação se refere à aquisição de uma habilidade para realizar uma determinada função por um indivíduo que ainda não desenvolveu nenhuma forma de realizar essa tarefa específica. Já a reabilitação, é o processo de criar uma nova habilidade para realizar determinada tarefa que o indivíduo já tenha familiaridade anterior, mas que em função de alguma limitação adquirida precisa encontrar novas formas para realizá-la. Por exemplo, uma criança com baixa visão será habilitada a ler com lupas durante sua escolarização, essa criança não aprendeu outra forma de ler a não ler com lupas, por isso esse é o processo de habilitação. Por outro lado, uma pessoa adulta que perdeu a visão e começa a enfrentar dificuldades para a leitura precisará da reabilitação para aprender a ler com lupas. Essa pessoa adulta aprendeu a ler sem lupas, mas em função da perda visual precisa se reabilitar no processo de leitura.
Descrição da Imagem: Card quadrado com uma imagem ao fundo. É um caderno de espiral com uma lupa em cima dele. No canto superior esquerdo está o logo da Retina Brasil. No rodapé há um retângulo marrom com a palavra Reabilitação escrito em cor branca para dar evidência. Ao lado está o logo do Abril Marrom. Fim da Descrição.
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Skip to content