Maio começa com uma missão: continuar a conscientização da Saúde Ocular.
Ontem finalizamos o Abril Marrom. Foi um mês intenso de conscientização e ações importantes para mudar a realidade da Saúde ocular no Brasil. O primeiro pós pandemia, que nos permitiu voltar com ações presenciais que causam tanto impacto para a divulgação.
Neste mês de prevenção, combate e reabilitação das diversas espécies de cegueira as sociedades brasileiras de Retina e Vítreo (SBRV) e de Diabetes (SBD) e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia se uniram para educar as pessoas sobre doenças que podem acometer os olhos e ser detectadas preventivamente, para evitar perda irreversível da visão. A Retina Brasil apoia a iniciativa e contribuiu com ações como a Campanha de 3 dias no Metrô de São Paulo, uma live educativa com Dr Jorge Carlos Pessoa Rocha, Secretário Geral da CBO e também post que alertavam sobre a saúde ocular.
“Ou você pode reverter a condição e tratar, ou pode, detectando no estágio inicial, controlar para evitar que ela provoque dano”, disse o médico Fernando Malerbi, coordenador do Departamento de Saúde Ocular da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e membro da comissão de Teleoftalmologia da Sociedade Brasileira de Retina e Vitreo (SBRV). O marrom foi escolhido por ser a cor da íris (parte mais visível e colorida dos olhos) da maioria dos brasileiros.
Saiba mais sobre nossas ações do Abril Marrom:
Campanha no metrô: https://retinabrasil.org.br/retina-brasil-faz-campanha-abril-marrom-no-metro-de-sao-paulo/
Live sobre Saúde Ocular no Brasil : https://retinabrasil.org.br/live-saude-ocular-no-brasil/
Posts sobre Prevenção, combate e reabilitação: https://retinabrasil.org.br/?s=abril+marrom