DIA INTERNACIONAL DA MULHE- 8 MARÇO DE 2023

A  MULHER E OS CUIDADOS COM A VISÃO

No seu dia, mulher, a Retina Brasil vem falar das doenças oculares mais comuns, ligadas principalmente ao processo de envelhecimento e ao papel dos hormônios femininos.

Os erros refrativos (miopia, astigmatismo, hipermetropia, presbiopia) tendem a predominar em mulheres. Eles são de fácil correção, mas muitas vezes não são diagnosticados por falta de acesso a oftalmologistas e ausência de informação. As mulheres apresentam maior risco de doenças como cataratas nucleares e glaucoma. A degeneração macular relacionada à Idade acomete mais mulheres a partir dos 40 anos e é agravada com o  uso do cigarro.  A retinopatia diabética, uma das manifestações do diabetes, pode levar a edemas de mácula graves, e deve requerer cuidados das  mulheres e seus oftalmologistas.

Os hormônios podem ter impacto sobre a visão da mulher grávida (causando olho seco, retinopatia diabética). Na menopausa e na histerectomia (extração cirúrgica do útero) desequilíbrios hormonais decorrentes podem levar a problemas oculares.

O olho seco é um problema que acomete mulheres na medida em que avançam na idade.  Doenças da tireóide, causadas pela produção excessiva do hormônio podem levar a problemas oculares, como a doença ocular da tireoide (DOT) que acomete as mulheres em maior quantidade.

Uma vida saudável ajuda a evitar o surgimento ou agravamento dos problemas da visão, por isso recomenda-se:

  • Ficar longe do cigarro
  • Ter uma alimentação rica em nutrientes para a visão (peixes, nozes, legumes, ovos, frutas vermelhas)
  • Usar chapéu e óculos de proteção contra os raios ultravioletas vindos da exposição ao sol
  • Praticar exercícios físicos e controlar o peso para evitar diabetes e hipertensão, doenças que têm impacto na visão
  • Verificar se na história da família há casos de glaucoma, degeneração macular relacionada à idade e diabetes e atentar para os sintomas iniciais dessas doenças
  • Ao fazer uso de produtos para maquiagem do olho, cuidar da higiene,  removendo os produtos  após o uso e verificando a validade do produto usado no olho.

É muito importante ficar atenta a mudanças na sua visão. Cuide dela, e visite uma/um oftalmologista ao menos uma vez ao ano.  Se você já passou dos 40 anos solicite ao seu médico um exame de fundo do olho para saber como está a sua retina.

Visite nossa página para mais informações www.retinabrasil.org.br

Descrição da Imagem: Card branco com uma foto de uma mulher preta, jovem, com um olhar marcante e sorrindo. Ela tem cabelos pretos longos que aparecem de lado. Veste blusa branca. Ao lado dela está escrito: 08 de março, dia internacional da Mulher. Abaixo, em uma faixa branca, está o logo da Retina Brasil

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Skip to content