Apps para pessoas com deficiência visual: Voice Dream

imagem da logo do aplicativo Voice Dream. Está escrito: "Apps para pessoas com deficiência visual: Voice Dream" #tecnologiaassistiva e há a logo da Retina Brasil

Os aplicativos para smartphones podem ajudar bastante o dia-a-dia das pessoas com deficiência visual, cegas ou com baixa visão. Além das atividades cotidianas, os apps são úteis para facilitar a leitura e o trabalho. Um desses aplicativos que ajuda muito a leitura é o Voice Dream Reader. Esse app suporta vários formatos de arquivo e transforma todo o texto em áudio, portanto ele permite escutar conteúdos em texto em uma forma bem prática.

O Voice Dream utiliza um conversor de texto em fala e é capaz de converter em áudio diversos formatos como: PDF, Plain text, MS Word, MS PowerPoint, RTF, Google Docs, Apple Pages, páginas Web, livros eletrónicos sem direitos autorais (EPUB EBOOKS), e mais. O app oferece ainda configurações personalizadas de tamanho de letra e cores. É possível fazer marcações durante a leitura e destacar partes de interesse no texto.

Sobre as vozes, o Voice Dream tem centenas de opções em diversos idiomas. Há vozes gratuitas e pagas e o usuário pode escolher as opções nas configurações. O app é capaz de identificar o idioma principal do texto automaticamente, alterando a voz sem que o usuário precise manualmente fazer a troca. Além disso é possível “ensinar” a pronúncia de palavras e nomes ao sistema.

Para colocar os textos no aplicativo é bem simples, o usuário pode sincronizar com o Dropbox, com o Google Drive entre outras opções. Infelizmente este aplicativo é pago e está disponível apenas para iOS. Uma opção alternativa é para usuário de Android é o Legere Reader.

Baixe o aplicativo Legere Reader na Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=voicedream.reader 

 

Baixe o aplicativo Voice Dream na Apple Store: https://apps.apple.com/br/app/voice-dream-reader/id496177674 

Leia mais sobre Direitos

Leia mais sobre Tecnologia Assistiva

Saiba mais sobre as Doenças Comuns da Retina (DMRI, Retinopatia Diabética, etc.)

Saiba mais sobre as Doenças Raras e Hereditárias da Retina (Retinose Pigmentar, Síndrome de Usher, Doença de Stargardt, etc.)

 

Acesse também: https://www.voicedream.com/reader/ 

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Skip to content