As pessoas com deficiência visual enfrentam muitos desafios no dia-a-dia para localizar objetos, identificar direções e até para saber a cor de suas roupas. Existem diversas soluções para essas situações e uma delas parece ser o uso das etiquetas NFC, ou NFC tags. Essas etiquetas são fáceis de serem adquiridas e personalizadas, elas podem ser colocadas em praticamente todos os objetos e permitem a gravação de informações práticas, como o nomes e telefones.
O que são etiquetas NFC e como usar
NFC (Near Field Communication) é um padrão de comunicação sem fio, de curtíssimo alcance, que permite uma comunicação simples e intuitiva. É uma tecnologia bem fácil de usar. No caso específico das etiquetas NFC, ou NFC tags, elas são etiquetas que podem ser coladas nos objetos e que contam com pequenos microchips que são lidos por dispositivos, como os smartphones. As informações são gravadas nessas etiquetas e lidas pelo smartphone ou outro dispositivo.
Para usar é muito simples. Elas podem ser compradas em diversos sites de vendas na internet, basta procurar por “comprar etiquetas NFC” e centenas de opções irão aparecer. Com a etiqueta em mãos basta baixar um aplicativo leitor de NFC (novamente há muitas opções disponíveis tanto na Apple Store quanto no Google Play) e seguir as instruções do fabricante sobre como gravar a informação desejada. Observe que o usuário munido com seu smartphone e seu aplicativo leitor de NFC pode ler qualquer etiqueta que encontrar não apenas as suas próprias. Assim, ao encontrar uma NFC tag basta aproximar o celular para saber do que se trata.
Como pessoas com deficiência visual podem se beneficiar das etiquetas NFC
As pessoas com deficiência visual podem se beneficiar das NFC tags de várias formas e a criatividade é o limite. Como elas podem ser colocadas em diferentes objetos, armazenando informações de interesse, um uso comum está relacionado à organização e identificação de objetos. Um exemplo básico do uso doméstico é usá-las em potes de alimentos para identificar o que é farinha de trigo, farinha de mandioca, etc. Isso também vale para os produtos de limpeza, as etiquetas podem ser coladas nas embalagens. Para agilizar o cotidiano, as pessoas podem ainda colocar as NFC tags nos cabides de roupa, identificando em cada cabide o tipo de tecido e cor do vestuário.
Muitas empresas já estão incorporando as etiquetas NFC em seus produtos e serviços e o modo como elas podem ajudar as pessoas com deficiência visual é diverso. Com criatividade seu uso é quase ilimitado.
Leia mais sobre Direitos
Leia mais sobre Tecnologia Assistiva
Saiba mais sobre as Doenças Comuns da Retina (DMRI, Retinopatia Diabética, etc.)
Saiba mais sobre as Doenças Raras e Hereditárias da Retina (Retinose Pigmentar, Síndrome de Usher, Doença de Stargardt, etc.)