Dia Mundial da Visão – 13 de outubro de 2022

“Ame seus olhos” é o tema da campanha promovida pela Agência Internacional de Prevenção da Cegueira para o Dia Mundial da Visão 2022.

Essa data foi instituída por  essa Agência Internacional para divulgar os4 Ps” para a saúde dos olhos:

  • Prevenir – muitas doenças da visão podem ser prevenidas com a adoção de um estilo de vida mais saudável;
  • Proteger – evitar a exposição à luz solar intensa, acidentes de trabalho e a exposição prolongada a telas;
  • Preservar – realizar regularmente um exame oftalmológico

Nessa data  a Retina Brasil chama atenção de toda a sociedade brasileira a estar de Olho na saúde dos seus olhos!  O Relatório Mundial da Visão de 2021 informa que:

 Num mundo construído sobre a capacidade de ver, a visão, o mais dominante dos nossos sentidos, é vital em todo o momento das nossas vidas. O recém-nascido depende da visão para reconhecer e relacionar-se com a mãe; a criança, para dominar o equilíbrio e aprender a andar; o estudante, para ir à escola, ler e aprender; a jovem, para participar da vida ativa; e a mulher mais madura, para manter a sua independência. (Light for the World, 2021)

A visão permite a apreensão de formas, cores e fenômenos  possibilitando a verificação imediata dos fatos e a impressão de elementos que estimulam a curiosidade e o interesse. ROCHA ( 1987, p.21) afirma que: o olho é responsável pela aquisição de aproximadamente  80% do conhecimento humano”.

 O Dia Mundial da Visão tem como objetivos principais:

  • Aumentar a conscientização pública sobre a cegueira e a deficiência visual como grandes problemas de saúde pública global;
  • Educar o público sobre a prevenção da cegueira.
  • Influenciar governos/ministros/secretários da saúde a participarem e designarem fundos para programas de prevenção nacional da cegueira;

Segundo dados do IBGE de 2010, no Brasil existem mais de 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual, sendo que 528.624 pessoas são incapazes de enxergar (cegos) e 6.056.654  de pessoas possuem baixa visão ou visão subnormal (grande e permanente dificuldade de enxergar).

Sabia que 80% das pessoas com deficiência visual não precisariam ter problemas na visão? É preciso ter cuidado com a visão e para isso recomendamos:

  1. Realize consultas periódicas com o oftalmologista;
  2. Evite coçar os olhos;
  3. Use óculos de sol com proteção indicados pelo oftalmologista;
  4. Não durma com maquiagem nos olhos;
  5. Faça a higiene da região ocular lavando suavemente pálpebras, cílios e os cantos;
  6. Evite o fumo;
  7. Ingira alimentos com vitamina A, como cenoura, couve, fígado, manteiga e batata doce.

Atente para qualquer anormalidade na sua visão, olhos vermelhos, dor, inflamações, dificuldade para enxergar, flashs etc.

A  Retina Brasil chama a atenção  para a visão e sinais de alerta da criança como:

  • Dor de cabeça, dor nos olhos e tontura;
  • Olhos avermelhados, lacrimejantes e sensibilidade a luz;
  • Náuseas e olhos cansados;
  • Ler com o livro muito próximo dos olhos;
  • Dificuldade de leitura no quadro da sala de aula, dificuldade de escrever
  • Atentar para o uso excessivo do computador, tablets, celulares. Excesso de uso pode causar miopia ou olho seco entre outros problemas na visão da criança.

Doenças oculares comuns que podem causar deficiências visuais, incluindo cegueira.

Degeneração macular relacionada a idade (DMRI) –  Provoca danos na parte central da retina, responsável pela visão detalhada, que levam a visão de manchas escuras, sombras ou distorção da visão central. O risco de desenvolver degeneração macular aumenta com a idade.

Catarata – Nebulosidade na lente do olho, levando a uma visão cada vez mais desfocada. O risco de desenvolver catarata aumenta com a idade.

Retinopatia diabética – Gera danos nos vasos sanguíneos da retina, resultando em vazamento ou bloqueio. A perda da visão ocorre mais comumente devido ao inchaço na parte central da retina, que pode levar a problemas de visão. Vasos sanguíneos anormais também podem crescer a partir da retina, podendo sangrar ou causar cicatrizes na retina levando à cegueira.

Glaucoma  – Dano progressivo do nervo óptico. Inicialmente, a perda da visão ocorre na periferia e pode progredir para grave deficiência visual

Erros de Refração – Devido a uma forma ou comprimento anormal do globo ocular a luz não foca na retina, resultando em visão desfocada, que pode ser corrigida através de lentes apropriadas recomendadas pelo oftalmologista. Existem vários tipos de erros refrativos; os mais comuns são: –Miopia- dificuldade em ver objetos à distância.  Presbiopia – dificuldade em ver objetos próximos, ler textos. Surge por volta dos 40 anos.

Muitas pessoas acometidas por essas doenças acabam se tornando pessoas com deficiência visual quando não são acompanhadas e tratadas. Elas  podem ser um sinal de alerta para que você “Ame Seus Olhos!”

Consultar regularmente um oftalmologista pode fazer a diferença para você manter uma visão saudável pois ele é o médico especialista para tratar dos problemas de doenças oculares.

Fonte:

CBO – Dia Mundial da Visão 2022 – #AmeSeusOlhos (cbo.net.br)

Posts Campanha ABRA OS OLHOS, Retina Brasil, 2021.

Revista CBO, 2019 – condicoes_saude_ocular_brasil2019.pdf

Relatório Mundial da Visão 2021 (1).pdf

ROCHA, H. Ensaio sobre a problemática da cegueira. Prevenção, recuperação, reabilitação. Belo Horizonte, Fundação Hilton rocha, 1987.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Skip to content