Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras) 24 de abril

No dia 24 de abril, segunda-feira, é comemorado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), de acordo com a Lei nº 13.055, de 22 de dezembro de 2014. A data foi escolhida por ser o dia em que foi promulgada a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que reconhece e regulamenta o uso da língua em todo o Brasil. Esta é uma importante conquista para a comunidade surda que passou a servir de base para a construção de políticas públicas voltadas às necessidades e demandas dessa parcela da população, como a inserção do curso de graduação em Libras nas universidades públicas, por exemplo.

A Libras foi reconhecida como a segunda língua oficial do Brasil,  ela reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais – Libras e outros recursos de expressão a ela associados, é uma língua de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

A data do Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais coincide com a inauguração da primeira escola para surdos no Brasil, em 1857, pelo francês Ernest Huet, que utilizava a língua de sinais francesa como forma de comunicação com seus alunos.

Atualmente, a Libras é ensinada em diversas instituições de ensino, desde a educação infantil até a universidade, e sua utilização é garantida por lei em serviços públicos, como hospitais, escolas e repartições governamentais.

Card quadrado com moldura verde escuro e o logo da Retina Brasil no centro do rodapé. No canto direito há uma foto de uma mulher fazendo a língua de sinais. Ela é branca, de cabelos compridos castanhos escuros, com camisa branca com listra marrom. No canto superior está escrito: 24 de abril, dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais. (leei 13.055/2014). Fim da descrição.

#LinguadeSinais #Libras #LinguagemBrasileiradeSinais #DoencasdaVisao #RetinaBrasil

Fonte: gov.br e  exame.com

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Skip to content