Diabetes e a visão

imagem de uma mulher fazendo exame oftalmológico. Está escrito: "Diabetes e a visão" #diabetes e há a logo da Retina Brasil

O Diabetes é uma doença grave e quando não controlado pode provocar complicações para o organismo, incluindo o aparecimento de doenças na retina. A Retinopatia Diabética e o Edema Macular Diabético são duas dessas doenças e estão entre as principais consequências do Diabetes. Entenda melhor e veja os cuidados a se tomar.

RETINOPATIA DIABÉTICA

A Retinopatia Diabética (RD) é uma doença que afeta os vasos sanguíneos da retina, provocando a perda de visão e podendo levar à cegueira. Aos poucos o açúcar em excesso danifica os vasos, favorecendo o aparecimento de edemas (acúmulo anormal de líquidos), e podendo provocar hemorragias. A Retinopatia Diabética pode afetar jovens, adultos e idosos. Estima-se que 90% das pessoas com Diabetes tipo 1 e 60% das pessoas com Diabetes tipo 2 possam desenvolver a Retinopatia Diabética.

EDEMA MACULAR DIABÉTICO

O Edema Macular Diabético acontece quando há acúmulo prolongado de açúcar nos vasos sanguíneos, levando ao excesso de líquidos e proteínas na região central da retina, a mácula. A retina fica inchada e a visão distorcida. Assim, como a Retinopatia Diabética, o Edema Macular Diabético é uma doença silenciosa, não tendo sintomas nos momentos iniciais. Porém, com o avanço da doença a visão fica borrada e distorcida, podendo haver dificuldade para a identificação de cores. As causas do Edema Macular Diabético estão associadas principalmente ao Diabetes e à Hipertensão.

Ambas as doenças são silenciosas, o que significa que não apresentam sintomas inicialmente. No entanto, é comum que as pessoas apresentem dificuldade para ler, dirigir ou visão borrada. A consulta de rotina ao oftalmologista especialista em retina, somado ao controle do Diabetes são as melhores formas de prevenção. A doença pode ser tratada e o médico oftalmologista especialista em retina é o profissional adequado para indicar a melhor forma de tratamento.

Leia mais sobre Direitos

Leia mais sobre Tecnologia Assistiva

Saiba mais sobre as Doenças Comuns da Retina (DMRI, Retinopatia Diabética, etc.)

Saiba mais sobre as Doenças Raras e Hereditárias da Retina (Retinose Pigmentar, Síndrome de Usher, Doença de Stargardt, etc.)

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Skip to content