Diagnóstico precoce e suspeita clínica das Doenças Hereditárias da Retina (DHRs)

imagem estilizada que simula um olho em um teste de visão de cores. Está escrito: "Diagnóstico precoce e suspeita clínica das Doenças Hereditárias da Retina (DHRs)" e há a logo da Retina Brasil.

As Doenças Hereditárias da Retina (DHRs) são doenças de caráter hereditário, com diferentes padrões de herança genética. Além de degenerar as células da retina, as DHRs provocam a perda progressiva da visão, podendo levar o paciente à cegueira. Veja quais são essas doenças, seus sintomas iniciais e a importância do diagnóstico precoce.

Quais são as Doenças Hereditárias da Retina (DHRs)?

As principais Doenças Hereditárias da Retina são: Retinose Pigmentar, Doença de Stargardt, Síndrome de Usher (USH), Acromatopsia, Amaurose congênita de Leber, Atrofia óptica dominante, Coroideremia, Distrofias de Cones, Distrofias de cones e bastonetes, Distrofia macular de Sorsby, Doença de Best, Doença de Refsum, Neuropatia óptica de Leber, Retinosquise juvenil, Síndrome de Bardet-Biedl e Albinismo.

Leia mais sobre Direitos

Leia mais sobre Tecnologia Assistiva

Saiba mais sobre as Doenças Comuns da Retina (DMRI, Retinopatia Diabética, etc.)

Saiba mais sobre as Doenças Raras e Hereditárias da Retina (Retinose Pigmentar, Síndrome de Usher, Doença de Stargardt, etc.)

Sintomas e sinais iniciais que podem auxiliar na suspeita clínica

  • cegueira noturna – que se caracteriza pela dificuldade de enxergar em ambientes com baixa iluminação ou à noite.
  • fotofobia (sensibilidade e intolerância à alta luminosidade)
  • pessoa que tropeça muito ou não percebe as pessoas ou objetos ao seu lado causado pela a restrição do campo visual, ou seja, perda da visão periférica (lateral)
  • dificuldade de leitura, de identificação de pessoas e da percepção de detalhes mesmo com o usos de óculos

Diagnóstico precoce e suspeita clínica

O diagnóstico das doenças hereditárias da retina deve ser feito por médico oftalmologista especialista em doenças hereditárias da retina. A suspeita clínica dessas doenças pode acontecer também por outros médicos, como o oftalmologista pediatra, o pediatra, etc. Essa suspeita clínica é importante para que o encaminhando ao oftalmologista especialista em em doenças hereditárias da retina ocorra o quanto antes, evitando desgaste para a família e obtendo o diagnóstico de forma precoce. Portanto, conscientizar sobre os sintomas dessas doenças raras é fundamental para otimizar a jornada do paciente e assim dirimir os impactos do processo da busca pelo diagnóstico.

O diagnóstico é feito a partir da avaliação médica e de exames clínicos. O exame de sequenciamento genético é também fundamental para as pessoas com doenças hereditárias da retina. Quanto mais precoce for o diagnóstico melhor, pois a pessoa e a família podem receber as orientações adequadas com tempo para se planejar e procurar os serviços de reabilitação e de baixa visão necessários.

Leia mais sobre Direitos

Leia mais sobre Tecnologia Assistiva

Saiba mais sobre as Doenças Comuns da Retina (DMRI, Retinopatia Diabética, etc.)

Saiba mais sobre as Doenças Raras e Hereditárias da Retina (Retinose Pigmentar, Síndrome de Usher, Doença de Stargardt, etc.)

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Skip to content