Queremos aqui tratar de mais uma conquista para os pacientes que convivem com a perda visual causada pelo Edema Macular Diabético. Trata-se de uma medida proposta pelo governo visando a incorporação de um medicamento para tratar o Edema Macular Diabético no SUS, o Ranibizumab (LucentisⓇ)
A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias – CONITEC, do Ministério da Saúde abriu. até o dia 20 de abril, a Consulta Pública nº 16/2020, para você dar a sua opinião sobre a proposta favorável de incorporação do medicamento Ranibizumabe (Lucentis Ⓡ) para o tratamento do Edema Macular Diabético (EMD) no Sistema Único de Saúde – SUS.
Essa recomendação favorável da CONITEC significa um avanço para nós pacientes, pois teremos mais uma medicação disponível no SUS para tratar o Edema Macular Diabético. Ou seja, seu médico terá mais uma opção de tratamento para escolher, o que é melhor e mais adequado para você.
Antes de implementar uma medida, o governo faz uma consulta à sociedade – uma Consulta Pública – para avaliar o apoio para incorporar um novo tratamento no SUS. A Consulta Pública é uma forma do governo ouvir a sociedade, visando o fortalecimento do SUS. Por isso, todos podem e devem participar de modo que o Ministério da Saúde continue nos priorizando.
Para participar é muito fácil, basta clicar aqui, ou no link abaixo, e preencha o formulário, respondendo à seguinte questão:
Link: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=55143
“A recomendação preliminar da Conitec foi favorável à proposta de incorporação do ranibizumabe para tratamento de edema macular diabético (EMD). Você concorda com a recomendação?
Concordo
Não Concordo e Não Discordo
Discordo”
Participe desta Consulta Pública nº 16/2020 e compartilhe o endereço acima com o maior número de pessoas. Todos temos à nossa volta alguém que tem Diabetes e que poderá desenvolver um Edema Macular Diabético.
Não se esqueça que a data limite de sua participação é o dia 20 de abril de 2020.
A Retina Brasil está ao lado dos que têm doenças da retina, e precisa do seu apoio e de sua voz em manifestações como esta Consulta Pública!