Eletrodomésticos e aparelhos acessíveis

#Descrição da Imagem. Imagem Ilustrativa. Na imagem aparece uma televisão com o recurso de acessibilidade sendo mostrado na tela. O título da imagem é "Eletrodomésticos e aparelhos acessíveis" e a logo da Retina Brasil está no canto inferior direito.

 

A cada dia novas opções de equipamentos vêm surgindo para todo o tipo de público, e assim vamos falar de alguns equipamentos que já existem, mas agora podem ser utilizados por pessoas com deficiência visual – como eletrodomésticos e outros aparelhos acessíveis.

Um aparelho muito utilizado e que sempre necessitou de uma terceira pessoa para fazer a leitura é o termômetro. Mas hoje uma pessoa com deficiência visual já consegue fazer a leitura, pois existem termômetros que reproduzem os valores em áudio em português. Um caso que pode ser resolvido com essa nova tecnologia acessível é o de pais com deficiência visual que precisavam da ajuda de outras pessoas para medir a temperatura dos filhos em um tardar da noite, mas que nem sempre essa ajuda era possível.

Outro equipamento também bem utilizado é o medidor de pressão arterial, que também já faz a leitura em áudio em português, o que facilitou muito o seu uso.

Para aqueles que gostam de ficar em forma e atentos ao peso, existe a balança com leitura em áudio. Outra solução são as balanças de biodensidade que, ao serem conectadas ao seu smartphone, permitem que você visualize todos os dados na tela, e utilizando o leitor de tela, possa com facilidade saber o seu peso.

Veja outros tipos de Tecnologias Assistivas

As televisões também estão acompanhando tudo isso. Alguns modelos como a Samsung já estão vindo com leitores de tela, que reproduzem vários itens da tela. Além disso, para aqueles que têm deficiência auditiva, já existe a opção de legenda e logo teremos em libras. Para as televisões ainda temos a opção de acoplar a AppleTv ou o Google Chromecast que podem ajudar muito, pois eles possuem a função de acessibilidade.

Estes são exemplos de alguns equipamentos simples com acessibilidade que facilitam o dia a dia de uma pessoa com deficiência visual. A expectativa é que em pouco tempo tenhamos muito mais equipamentos que serão de fácil utilização, além dos assistentes pessoais citados em nossa matéria anterior, que podem tornar uma casa automatizada.

“ O mais importante é ser feliz, e que a tecnologia venha apenas para somar, e nunca deixe de curtir e aproveitar a vida com a família e as pessoas que você ama “

Saiba mais sobre as Doenças Comuns da Retina (DMRI, Retinopatia Diabética, etc.)

Saiba mais sobre as Doenças Raras e Hereditárias da Retina (Retinose Pigmentar, Síndrome de Usher, Doença de Stargardt, etc.)

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Skip to content