Medicamento para DMRI é fornecido pela rede conveniada

Medicamento para DMRI é fornecido pela rede conveniada

ANS obriga planos de saúde a oferecer tratamento contra Degeneração Macular Relacionada à Idade na forma úmida ou exsudativa.
Os pacientes que sofrem com a Degeneração Macular Relacionada à Idade na forma exsudativa (DMRI úmida) já podem contar com o acesso ao tratamento pela rede conveniada de saúde. Em 1º de Janeiro de 2012, entrou em vigor a Resolução Normativa nº 262, que atualizou o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, determinando que as operadoras de planos de saúde deverão oferecer cerca de 60 novos procedimentos, entre eles o tratamento para a forma úmida ou exsudativa da DMRI.
Segundo Martha Oliveira, gerente geral de regulação assistencial da ANS, “as cirurgias por vídeo são o principal destaque, pois são métodos menos invasivos que, em geral, proporcionam uma recuperação mais rápida”. Além destes procedimentos Martha também destaca a tomografia computadorizada para avaliação da obstrução das artérias coronárias, a injeção intraocular de medicamentos para o tratamento da degeneração macular relacionada à idade, e a administração de medicamentos imunobiológicos para o tratamento de doenças crônicas, como a artrite reumatóide e a doença de Crohn.
Segundo estudo recente realizado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), a DMRI, juntamente com a retinopatia diabética é a maior causa de cegueira em adultos com 50 anos ou mais de idade. A doença apontada também como a principal causa de cegueira em países desenvolvidos.
As operadoras que não cumprirem a cobertura obrigatória no Rol podem ser multadas em até R$ 80.000,00. Em caso de não cumprimento, o consumidor deve procurar a ANS pelo 0800 701 9656 ou em um dos 12 núcleos da ANS espalhados pelo Brasil.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Skip to content