Por @claudiocordovil e @oficialfiocruz
Em uma decisão histórica, a Assembléia Geral das Nações Unidas adotou formalmente, nesta quinta-feira (16/12), resolução intitulada Enfrentando os desafios das pessoas que vivem com uma doença rara e de suas famílias. O Brasil, na figura de seu Ministério das Relações Exteriores, o Catar e a Espanha tiveram papel fundamental na proposição inicial desta resolução.
O esboço da resolução já havia sido aprovado por unanimidade em 15/11, em reunião do Terceiro Comitê (Direitos Humanos) da Assembléia Geral, e fora produto de um incansável esforço de mobilização global de pacientes e stakeholders capitaneado pelo Comitê de ONGs para Doenças Raras, pela @eurordis e pela @rdiseases
A campanha, ora bem-sucedida, teve como objetivo “o reconhecimento de q as pessoas q vivem com doenças raras são uma população mal atendida, exigindo atenção urgente e imediata, bem como políticas nacionais e globais q levem em conta suas necessidades e contribuam para se alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, com seu apelo de ‘não deixar ninguém para trás”.
Leia mais na matéria clicando aqui ou no link da BIO: https://agencia.fiocruz.br/onu-adota-resolucao-em-favor…
Descrição da Imagem: Card Branco com uma caixa de texto com contorno verde escuro e detalhe verde claro escrito o tema do post. Abaixo, no centro, o logo da Retina Brasil ladeado por detalhes decorativos de linhas pontilhadas em tom verde. Fim da Descrição.