Os mitos do Diabetes

imagem de tocos de madeira com letras, formando as palavras fake / fact news. Está escrito: "Os mitos do Diabetes" #diabetes e há a logo da Retina Brasil

Existem muitos mitos, ou mentiras, relacionados ao Diabetes Tipo 1 e Tipo 2. Esses mitos são fatos não verdadeiros sobre a doença que geram desinformação e prejudicam o entendimento sobre o Diabetes e sobre os cuidados que as pessoas devem ter para prevenir e cuidar da doença. Veja alguns desses mitos e entenda o que é fato e o que é verdade. Não espalhe #fakenews sobre o Diabetes.

 

👉Diabetes Tipo 2 só acontece em pessoas idosas?

❌ Mito. O Diabetes Mellitus Tipo 2 (DM2) pode acontecer em pessoas de todas as idades, inclusive em crianças e adolescentes.

👉 Diabete Tipo 2 só acontece em quem está acima do peso?

❌Mito. Embora estar acima do peso seja considerado um fator de risco para o desenvolvimento da doença, outros fatores também contribuem, como o estilo de vida, o histórico e a alimentação. Por isso, pessoas “magras” e/ou dentro de um IMC normal podem desenvolver o Diabetes.

👉 Pessoas com Diabetes Tipo 2 não usam insulina?

❌ Mito. A pessoa com DM2 podem sim precisar fazer uso da insulina caso o médico faça a recomendação. 

👉 Pessoas com Diabetes NÃO podem ser saudáveis e felizes?

❌ Mito. Claro que é possível ser saudável e feliz com o Diabetes. Inclusive muitas vezes as pessoas com Diabetes se tornam muito mais saudáveis após o diagnóstico.

Leia mais sobre Direitos

Leia mais sobre Tecnologia Assistiva

Saiba mais sobre as Doenças Comuns da Retina (DMRI, Retinopatia Diabética, etc.)

Saiba mais sobre as Doenças Raras e Hereditárias da Retina (Retinose Pigmentar, Síndrome de Usher, Doença de Stargardt, etc.)

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Skip to content