Prevenir é essencial para preservar a visão! Saiba mais sobre a DMRI e a Retinopatia Diabética – Abril Marrom 2021

imagem de fundo marrom com lodo do abril marrom e da Retina Brasil Está escrito: "Prevenir é essencial para preservar a visão! Saiba mais sobre a DMRI e a Retinopatia Diabética "

A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) e a Retinopatia Diabética estão entre as cinco doenças mais comuns que levam à cegueira. Essas são doenças que acometem a retina e que podem ser tratadas. Por isso, prevenir e ter o diagnóstico precoce é a melhor forma para preservar a visão. Conscientizar sobre a importância da consulta periódica ao médico oftalmologista e sobre essas doenças é parte do Abril Marrom, o mês de conscientização sobre as diversas espécies de cegueira.

DMRI

A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é uma doença degenerativa da retina que provoca uma perda progressiva da visão central. Ela afeta a mácula, região central da retina, que é responsável pela visão central, usada na leitura, na identificação de detalhes e cores. É a causa mais comum de perda de visão em pessoas acima de 55 anos. Estima-se que 3 milhões de pessoas no Brasil tenham DMRI. A DMRI pode ser do tipo seca ou úmida (exsudativa). A DMRI é uma doença silenciosa, o que significa que não apresenta sintomas nas fases iniciais. Por isso, ir ao oftalmologista é fundamental para fazer o diagnóstico precoce. Existe tratamento para a DMRI do tipo úmida e o diagnóstico precoce é fundamental para a preservação da visão.

Retinopatia Diabética

A Retinopatia Diabética é uma das principais complicações do Diabetes, A Retinopatia Diabética é uma doença que afeta os pequenos vasos da retina Quanto maior o tempo de evolução do Diabetes Mellitus (DM), maior o risco de desenvolvimento da doença, sendo encontrada em mais de 90% dos pacientes com Diabetes tipo 1 e em 60% daqueles com Diabetes tipo 2, após 20 anos convivendo com a doença. A Retinopatia Diabética é uma doença silenciosa, o que significa que não apresenta sintomas nas fases iniciais. Por isso, ir ao oftalmologista é fundamental para fazer o diagnóstico precoce.Existe tratamento para a Retinopatia Diabética, e junto ao controle do Diabetes o diagnóstico precoce é fundamental para preservar a visão.

Prevenção

A melhor forma de prevenir as duas doenças é consultar-se periodicamente com um médico oftalmologista. As pessoas com mais de 45 anos e as pessoas com Diabetes devem consultar-se com um médico oftalmologista uma vez ao ano. Com a consulta preventiva é possível detectar e tratar a doença antes que ela provoque a perda da visão.

 

#abrilmarrom #retina #retinabrasil #dmri #retinopatiadiabetica #cegueira #prevenção

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Skip to content