Missão, Visão e Valores

A Retina Brasil é uma organização não governamental sem fins lucrativos, formada por pessoas com doenças da retina. Doenças comuns, como a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) e a Retinopatia Diabética, e doenças raras e  hereditárias, como a Retinose Pigmentar e muitas outras. A Retina Brasil tem abrangência nacional e possui cerca de 7.000 afiliados, distribuídos por 11 grupos regionais. Foi formada em 2002 e ganhou registro legal em 2005. Conta com um Comitê Medico Cientifico, formado por oftalmologistas e geneticistas. Sua sede fica na cidade de São Paulo.

#PraCegoVer foto da presidente da Retina Brasil, Maria Júlia Araújo, abraçando pessoas em um evento.
#PraCegoVer foto da presidente da Retina Brasil, Maria Júlia Araújo, abraçando pessoas em um evento.

MISSÃO

Dar apoio e informação às pessoas com Doenças Hereditárias da Retina (DHRs), familiares e amigos.
Levar informação aos afetados por Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI). por Retinopatia Diabética e por Edema Macular Diabético.

VISÃO

Ser o principal meio de comunicação e informação a todos os interessados nas doenças degenerativas da retina.

VALORES

Os valores fundamentais que orientam as ações da Retina Brasil são:

Solidariedade

com a comunidade de pessoas com doenças da retina. Essa crença orienta nossas ações de acolhimento e de compartilhamento de sentimentos e  dificuldades que resultam da deficiência visual e, muitas vezes, da falta de um diagnóstico clinico da doença. Buscamos levar informação e esperança aos que são afetados por doenças da retina e quando possível, buscar solução para os seus problemas.

Ética

e busca de credibilidade em nossas ações junto à comunidade de afiliados, aos oftalmologistas e suas associações profissionais, às empresas e
ao governo.

Confiança no desenvolvimento científico

e na sua importância no campo das doenças da retina de base genética e nos testes clínicos no Brasil e no exterior.

Parceria

Somos movidos por uma forte crença na importância da parceria entre nossa organização e as autoridades governamentais , a comunidade científica e os laboratórios privados que pesquisam tratamentos para essas doenças. Por essa razão, a Retina Brasil organizou, em 2006, o Congresso Mundial da Retina Internacional no Rio de Janeiro, o qual teve como tema: Ciência e Pacientes: parceria para o futuro. Essa parceria hoje está mais forte do que nunca.

Skip to content