O Microsoft Edge, o navegador desenvolvido pela Microsoft, traz vários recursos de acessibilidade nativos que podem facilitar a navegação web das pessoas com deficiência visual. Ler textos no computador e navegar na internet podem ser tarefas difíceis para pessoas com baixa visão, ou cegas, principalmente se essas pessoas ainda não estão familiarizados com os recursos de acessibilidade e tecnologia assistiva. O Microsoft Edge é o navegador padrão do Windows e também pode ser usado em computadores Mac. Conheça, então, algumas ferramentas do navegador que podem facilitar o uso das pessoas com deficiência visual:
Aumentar/ diminuir o tamanho do texto
Essa é uma opção básica sem grande novidade e presente em todos os navegadores. Para aumentar ou diminuir o tamanho das letras no Microsoft Edge você pode usar Ctrl + sinal de mais ou de subtração, ou pressionar a tecla Ctrl + roda de rolagem do mouse para cima (aumentar), ou para baixo (diminuir). Você também pode pode ir ao Menu configurações se preferir.
Inverter contraste
Inverter contraste é outra ferramenta básica e bem difundida, mas que sempre vale a pena relembrar. O alto contraste inverte o esquema de cores, deixando o fundo escuro e as letras brancas. Para ativá-lo ou desativá-lo pressione as teclas Alt esquerda + Shift esquerda + Print Screen.
Leitura Avançada
A leitura avançada ou “ler com mais conforto” é uma opção interessante para as pessoas com baixa visão. Essa ferramenta permite selecionar o tamanho das letras, aumentar o espaçamento entre elas e selecionar o tema da página. O tema permite que você coloque o fundo, e as letras de várias cores diferentes, permitindo ao usuário escolher a melhor configuração para a leitura. Essa opção não está disponível para todas as páginas da web, mas já funciona muito bem em portais de notícias.
Para ativar a Leitura Avançada, esteja na página que deseja ler e em seguida pressione a tecla F9. Quando a página alterar você pode escolher o tamanho da letra e as demais funções em “preferências de leitura” na barra superior da página. A “leitura avançada” oferece ainda outros recrusos interessantes, como as ferramentas de gramática. Vale a penas explorar.
Ler em voz alta
Essa é uma opção incrível e pode ser útil tanto para pessoas com baixa visão quanto para pessoas cegas. O recurso “ler em voz alta” é uma categoria de leitor da tela simples e pode ser muito bom para ler textos na web, ou mesmo, em outros formatos como PDF e DOCX. Existem várias vozes disponíveis e em diversos idiomas, não é necessário baixar as vozes, pois elas já são nativas do sistema. Como é comum nos sistema de leitura, você pode variar a velocidade da voz, pausar, ir para frente ou para trás. Para ativar e desativar o recurso basta pressionar no teclado Ctrl + Shift + U para pausar ou retomar a leitura utilize a barra de espaço.
Outras ferramentas
Além dessas opções é possível navegar usando apenas o teclado, o que pode ser útil para quem utiliza unicamente o leitor de tela (clique para ver mais sobre essa navegação). O Microsoft Edge oferece ainda ferramentas de destaque e comentários em arquivos de texto, que podem ser salvos, pelo “salvar como” com as alterações sem modificar o documento original. Para abrir documentos no navegador clique com o botão direito no arquivo desejado e selecione a opção “abrir com” – Microsoft Edge.
Enfim, são muitos os recursos disponíveis no Microsoft Edge que podem auxiliar as pessoas com deficiência visual. Vale a pena testar!
Referências:
https://support.microsoft.com/pt-br/topic/use-leitura-avan%C3%A7ada-no-microsoft-edge-78a7a17d-52e1-47ee-b0ac-eff8539015e1#:~:text=Ler%20em%20voz%20alta%20Microsoft%20Edge&text=Uma%20barra%20de%20ferramentas%20da,inicia%20Leitura%20em%20voz%20alta.&text=As%20op%C3%A7%C3%B5es%20de%20voz%20permitem,altere%20a%20velocidade%20do%20leitor.
Leia mais sobre Tecnologia Assistiva
Saiba mais sobre as Doenças Comuns da Retina (DMRI, Retinopatia Diabética, etc.)
Saiba mais sobre as Doenças Raras e Hereditárias da Retina (Retinose Pigmentar, Síndrome de Usher, Doença de Stargardt, etc.)