RETINOPATIA DA PREMATURIDADE (ROP)

Conheça uma das principais causas de cegueira evitável na infância

A retinopatia da prematuridade (ROP) é uma doença que pode levar à cegueira causada pelo desenvolvimento anormal de vasos sanguíneos da retina em bebês prematuros. A retina é a camada interna do olho que recebe luz e a transforma em mensagens visuais enviadas ao cérebro. Quando um bebê nasce prematuramente os vasos sanguíneos da retina podem crescer de maneira anormal. A maioria das ROP evoluem bem e sem causar danos à retina. Quando a ROP é grave, ela pode fazer com que a retina se afaste ou se solte da parede do olho e possivelmente cause cegueira. Bebês que nascem com menos de 1500 gramas ou antes das 32 semanas de gestação correm maior risco.

A ROP é uma das principais causas de cegueira evitável na infância, sendo que 50 mil crianças ao redor do mundo são cegas afetadas por esta condição.

A maioria dos bebês com ROP enxerga normalmente, de acordo com a sua idade. Somente quando a ROP progride para os estágios mais graves é que a visão é ameaçada. Felizmente, a maioria das ROP resolve sem perda de visão. O problema é que é difícil prever quais bebês se sairão bem e quais irão desenvolver problemas. Triagem eficaz e tratamento oportuno são os fatores mais importantes na prevenção da perda de visão associada à ROP.

O peso ao nascer e a idade gestacional são os fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento de ROP grave. Outros fatores associados à presença de ROP incluem anemia, baixo ganho de peso, necessidade de uso de oxigénio, transfusão de sangue, dificuldade respiratória e a saúde geral da criança.

É muito importante realizar os exames oftalmológicos após a alta hospitalar, pois a ROP pode não ser resolvida antes da alta. O momento desses exames é crítico, pois atrasos no tratamento podem aumentar o risco de perda da visão. Além disso, mesmo com o tratamento bem-sucedido da ROP, a prematuridade pode levar a outras anormalidades da visão. A prematuridade é um fator de risco para o desenvolvimento de ambliopia (olho preguiçoso), desalinhamento ocular (estrabismo), necessidade de óculos (mesmo durante a infância) e deficiência visual cortical. Portanto, todo bebê prematuro precisa de avaliações frequentes de um oftalmologista.

Descrição da Imagem: Card banco com uma foto em preto e branco de um bebê. Ele sorri com a linguinha de fora e os olhinhos se espremem por conta do sorriso. Seus bracinhos estão levantados. Acima da foto o enunciado diz: Retinopatia da Prematuridade (ROP) e abaixo tem o logo da Retina Brasil. Fim da descrição.

Saiba mais: RETINOPATIA DA PREMATURIDADE – SBOP – Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica

#Retinopatia #Prematuridade #RetinopatiadaPrematuridade #ROP #RetinaBrasil #DoencasdaVisao #Prevencao

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Skip to content